João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 32.55ºC
IBOVESPA 121105.52
Euro 6.3776
Dólar 6.143
Peso 0.006
Yuan 0.84
João Azevêdo discute investimentos em energias renováveis no NE com ministro das Minas e Energia
24/11/2023 / 07:07
Compartilhe:

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) se reuniu, nesta quinta-feira (23), com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, ocasião em que discutiu o texto da Medida Provisória que deverá ser assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a prorrogação das outorgas para as empresas que atuam no segmento das energias renováveis.

Durante o encontro, em Brasília, João Azevêdo ponderou sobre a importância da medida para a economia do Nordeste, que tem um grande potencial na geração de energia renovável.

“A nossa região já tem um grande volume de investimentos no setor e muitos que estão para iniciar. Tivemos uma grande vitória com os novos leilões das linhas de transmissão e precisamos da extensão das outorgas para garantir a permanência dos empreendimentos que atuam no segmento das energias renováveis, assegurando mais emprego e qualidade de vida para nossa população”, comentou.

O Consórcio Nordeste pleiteia ao governo federal a prorrogação da concessão de benefícios da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica (TUST) pelo período de 36 meses, prazo necessário para que os projetos apresentados até o dia 2 de março de 2022 coincidam com o início das operações das linhas de transmissão. “Dessa forma, poderemos escoar a energia gerada pelo Nordeste para o restante do país e manter o ritmo de crescimento da nossa região”, pontuou João Azevêdo.

O ministro Alexandre Silveira recebeu os argumentos do Consórcio Nordeste e deverá finalizar nos próximos dias o texto que será assinado pelo presidente Lula. A reunião também contou com as presenças do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.