O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) considerou “uma excelente escolha do presidente” Lula a nomeação do ministro da Justiça, Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Um reconhecimento merecido por sua trajetória em defesa da democracia e da Constituição”, disse João ao parabenizar Dino nas redes sociais.
Parabéns ao ministro @FlavioDino pela indicação ao Supremo Tribunal Federal. Um reconhecimento merecido por sua trajetória em defesa da democracia e da Constituição. Uma excelente escolha do presidente @LulaOficial. pic.twitter.com/gDuNTTpVum
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) November 27, 2023
As indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do STF e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República foram encaminhadas por Lula ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, nesta segunda-feira (27/11).
Davi Alcolumbre (União-AP), senador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, marcou para o dia 13 de dezembro a sabatina de Flávio Dino. Ele precisa ser aprovado pela comissão e pelo Plenário do Senado para ocupar a vaga na Suprema Corte, aberta com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber, que completou 75 anos no início do mês.
Atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino tem 55 anos e carreira no setores público e privado. Graduado em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1991 e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, já atuou como advogado, professor, político e magistrado.
Foi eleito senador da República no pleito de 2022 e exerceu os cargos de governador do Maranhão (2015 a 2022), deputado federal (2007 a 2014) e presidente da Embratur (2011 a 2014). Entre 1994 e 2006, o maranhense ocupou a função de Juiz Federal da 1ª Região e foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil de 2000 a 2002.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou, nesta segunda-feira, 27 de novembro, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da… pic.twitter.com/RLN4ZE1UTU
— Lula (@LulaOficial) November 27, 2023