Não será a primeira vez que a capital da Paraíba, como tema de escola de samba, terá sua cultura e beleza exaltadas num desfile grandioso para todo o Brasil. Mas, no Sambódromo do Anhembi, as fantasias brilhantes e os tambores pulsantes da Dragões da Real serão aquecidos com os raios do sol que entrarão por João Pessoa nas primeiras horas do dia 19 de fevereiro.
O enredo “Paraíso Paraibano – João Pessoa, a porta do sol das Américas” foi definido como tema de 2023 da escola de samba fundada pelos torcedores do São Paulo Futebol Clube. A Dragões da Real, com 23 anos de história, já possui quatro títulos no carnaval paulista. Este ano, irá homenagear a capital paraibana num desfile que, coincidentemente, sairá na passarela do samba ao amanhecer.
O samba-enredo vencedor, escolhido pelos integrantes da escola na Caverna do Dragão – como é chamada a sede do grupo – cita as características mais marcantes para quem visita João Pessoa. As praias, o dia que se ilumina bem cedo e o respeito às raízes culturais estão presentes na letra.
A paisagem impressa na música
“Isso aqui tá bom demais incendeia
O seu nome eu escrevi na areia
Dragões: seu grito ecoa
Arreia o canto pra João Pessoa”
Areia para escrever afetos não falta. Com um litoral de quase 24 quilômetros de extensão, João Pessoa possui nove praias de águas mornas e convidativas para o banho. Do Bessa a Gramame, há opções para mergulho, prática de surf ou esportes em pequenas embarcações.
As piscinas naturais de Picãozinho, a cerca de 1,5km de distância da orla de Tambaú, permitem a vista de várias espécies de peixes, algas e corais. Os visitantes podem mergulhar nas águas cristalinas para observar os cardumes.
“Voar, voar, voar
E ver o sol nascer primeiro
No infinito mar encontrar
O paraíso verdadeiro”
João Pessoa é mesmo a cidade onde o sol nasce primeiro nas Américas, pelo menos na maior parte do ano. Por estar situada na posição mais a leste do continente, a Ponta do Seixas recebe os primeiros raios do dia, pouco antes das 5h da manhã, por causa do movimento da rotação da terra. A localização da Ponta do Seixas é, pelo mesmo motivo, considerada o ponto mais oriental, ou seja, a porção de terra mais próxima ao Continente Africano.
“Nego viver outros amores
Na bandeira nossas cores
E sonhos de carnaval
Nesse zum zum zum maneiro
De janeiro a janeiro
Alegria é geral!”
A palavra “Nego” que consta na bandeira da Paraíba, junto às cores preta e vermelha, é uma derivação do verbo negar. Ela faz referência a João Pessoa, ex-governador do estado, que, em 1930, não aceitou dar continuidade à política do Café com Leite da época.
O preto da bandeira representa o luto pelo assassinato de João Pessoa e o vermelho, a cor da Aliança Liberal. Por coincidência, preto e vermelho também são as cores presentes nos símbolos da Escola de Samba Dragões da Real, por isso o trecho “na bandeira nossas cores”.
“Hoje tem arrasta pé, quadrilha de cariri
Isso aqui é São João, a poeira vai subir (ohhh)
Se avexe não, minha flor…
Eu esqueci de dizer
Que o sanfoneiro vai até o amanhecer
Oh mãe
Senhora da fé paraibana
A mulher tem sua luz
Emana uma força soberana
Mãos talentosas moldando
Um tantinho de algodão
Transformam em lindas lembranças
Riqueza e tradição
Dá gosto ver, de novo
O orgulho brotar da raiz
Dessa terra arretada
Lugar de gente feliz”
A cultura popular presente nas quadrilhas juninas de João Pessoa também está exaltada na letra do samba-enredo da Dragões da Real. Assim como Campina Grande, a capital da Paraíba preserva importantes festivais de quadrilhas e concursos de agremiações tradicionais da cultura popular. Há tribos indígenas, ala ursas, escolas de samba, cocos, maracatus e uma diversidade de expressões artísticas.
A cultura popular também está na “Senhora da fé paraibana”, a padroeira da cidade de João Pessoa, Nossa Senhora da Neves – nome que, inclusive, já batizou a capital. A fama da mulher paraibana ser forte e valente também pode ser lida nos versos acima, em “emana sua força soberana”.
A arte traduzida em objetos feitos individualmente e com uma carga de conhecimento ancestral está representada no trecho “Transformam em lindas lembranças / Riqueza e tradição”. O artesanato paraibano está devidamente homenageado também no trecho que exalta a singularidade do algodão colorido produzido no estado, que dá origem a roupas, bonecas e outros produtos.
A grandiosidade do desfile de uma escola de samba da Liga de São Paulo, sua visibilidade na mídia e o interesse que desperta em torno do enredo é um importante meio de promover João Pessoa como destino turístico.
Para o publicitário Ruy Dantas, CEO do Sin Group, essa estratégia de propaganda no campo turístico é acertada. “Esse tipo de investimento do Município é importante para vender as potencialidades da Paraíba lá fora. O valor de uma hora de transmissão na Rede Globo é incalculável. A quantidade de pessoas que irão buscar conteúdos sobre a Paraíba a partir desse contato, do que veem na TV, deve repercutir na quantidade de turistas que virão à Paraíba nos próximos anos”, explicou.
Ele acrescenta que essa é uma boa chance para que as empresas, não apenas do campo turístico, percebam a oportunidade de exposição num evento de alcance internacional. “É importante que as marcas aproveitem para associar as suas imagens a esse momento”, disse o publicitário.
Ouça o samba-enredo de 2023 da Dragões da Real: