João Pessoa está localizada no Ponto Mais Oriental das Américas – a Ponta do Seixas -, por isso é comum ouvirmos a frase: “aqui o Sol nasce primeiro”.
A capital da Paraíba é privilegiada. Sua posição geográfica, a Ponta do Seixas, é o ponto que mais se aproxima do continente africano. Em todas as américas – do Norte, Central e do Sul – os primeiros raios de Sol incidem sobre a Ponta do Seixas, em João Pessoa, Paraíba, localizada na América do Sul.
A capital paraibana vem se transformando um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.
As belas praias urbanas
Apraia de Tambaba – reservada à prática do naturismo – e um Centro Histórico com Igrejas em estilo barroco, como a famosa Igreja São Francisco e o Mosteiro de São Bento – despertam nos turistas brasileiros e estrangeiros a sensação de que é possível unir tradição e desenvolvimento em uma mesma cidade.
No centro da cidade, o Parque da Lagoa, a Bica (Parque Arruda Câmara),a Praça João Pessoa e o Pavilhão do Chá são lugares indispensáveis a qualquer visitante. Esses pontos turísticos possuem bastante área verde e possibilidade de passeios, paradas em quiosques para lanche e a certeza da produção de belas imagens para o álbum de fotografia.
Outro ponto que merece atenção é o Centro Histórico, incluindo o Hotel Globo, de onde se vê o Rio Sanhauá, afluente do Rio Paraíba, local onde a cidade nasceu.
Com população estimada em 825.796 habitantes, João Pessoa é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil. Se considerarmos a Região Metropolitana de João Pessoa, que envolve mais 11 municípios vizinhos, como Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde e Mamanguape – a população estimada em 2018 já ultrapassava 1 milhão de habitantes.
Paraíso tropical
A capital paraibana conta com um litoral de cerca de 24 quilômetros de extensão, nove praias só no município, fora as praias da Região Metropolitana, a exemplo da cidade de Cabedelo, da cidade e de Lucena e do distrito de Jacumã, no município de Conde, onde se localiza a Praia Naturista de Tambaba.
As praias urbanas têm, como características, praias de areias brancas e águas cristalinas. Existe o Projeto Tartarugas Urbanas, que atua nas praias do Bessa e Intermares, área onde ocorre a desova da tartaruga-de-pente, cenário de preservação ambiental. A praia de Intermares, em Cabedelo, também é conhecida como a praia do Surf e o local sedia campeonatos nacional e internacional de Surf.
Dentre as principais praias, merece destaque a Praia do Cabo Branco e a mais famosa de todas que é a Praia de Tambaú, com cerca de 8 quilômetros de extensão, sendo composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azulada, e também a Praia de Manaíra, uma praia totalmente urbana, formada por recifes, o que torna as suas ondas fracas, e por águas claras no verão. É ponto de vários quiosques e bares, contando com quadras de esportes na sua orla.

Foto: Reprodução