João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.28ºC
IBOVESPA 128027.59
Euro 5.577
Dólar 5.1361
Peso 0.0058
Yuan 0.7116
João Pessoa amplia vacinação que protege contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses
02/05/2024 / 16:39
Compartilhe:
Vacinação que protege contra gripe é ampliada para toda população acima de seis meses de idade em João Pessoa

No Brasil, apenas 26,78% do público-alvo já se vacinou contra a gripe. Na Paraíba esse número representa 32,89%. E em João Pessoa, 13,88% das pessoas que integram o grupo prioritário tomou a dose do imunizante, sendo a meta de 90%.

Para conter os casos graves e internações pela doença, o Ministério da Saúde (MS) decidiu antecipar a ampliação da vacinação para toda população acima de seis meses de idade. Na capital paraibana, a prevenção é realizada em todas as salas de vacina da rede municipal e nos três pontos móveis.

“Temos ainda como prioridade as pessoas que integram os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe que são as gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais. Portanto seguiremos fazendo busca ativa, convocando e alertando para que essas pessoas se vacinem. Lembrando que uma gripe pode evoluir para pneumonia, meningite, bronquiolite, sinusite e outras doenças respiratórias”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da prefeitura de João Pessoa.

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, do dia 20 de abril, os casos e óbitos de influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) permanecem em aumento em todo o país, dado o período sazonal. Os casos de síndromes respiratórias aguda grave por VSR em crianças menores de quatro anos de idade chamam a atenção pela magnitude e manutenção do crescimento. Além disso, a manutenção da circulação de Influenza A já se faz notar entre o total de óbitos de SRAG notificados nas últimas semanas.

“Reforçamos o alerta para importância da manutenção para o esquema de vacinação atualizado, principalmente com a vacina de campanha que protege contra a gripe e, para aquelas pessoas que trabalham em ambientes de assistências, consultórios clínicos, ambulatórios e hospitais, que prestam assistências as pessoas com sintomas de síndromes respiratórias, que mantenham a utilização de máscaras. A mesma recomendação é direcionada as pessoas que apresentem sintomas gripais”, alertou o coordenador da Imunização.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Campanha nacional

A campanha nacional de vacinação contra influenza teve início no dia 18 de março e segue até o dia 31 de maio.

O que á a influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.

A vacina promove a proteção contra três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

Ameaça

A covid-19 e a influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a influenza para atualização da situação vacinal para covid-19 nos grupos elegíveis.

O que é necessário para se vacinar

Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo.

Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua.

Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Onde se vacinar nesta sexta-feira (3) em João Pessoa

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de campanha (covid-19 e influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunização

Vacinas de Campanha (covid-19 e influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Ofertando apenas a vacina da campanha contra influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Ofertando apenas a vacina da campanha contra influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Ofertando apenas a vacina da campanha contra influenza

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)

Vacinação domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)