João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 27.96ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.5099
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.706
João Pessoa começa campanha de vacinação contra influenza na segunda-feira
14/03/2024 / 13:20 / Redação
Compartilhe:
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade – Foto: Secom-JP

A prefeitura de João Pessoa inicia na próxima segunda-feira (18/3) a campanha nacional de vacinação contra influenza.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a doença e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

O imunizante está disponível em todas as salas de vacina da capital, inicialmente para as pessoas que são de grupos prioritários, do qual fazem parte: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a influenza para atualização da situação vacinal para covid-19 nos grupos elegíveis.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito. A vacina promove a proteção contra três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).