Diversos serviços da rede municipal de saúde de João Pessoa estarão mobilizados, no próximo sábado (22/2), na promoção do ‘Dia D’ de vacinação.
O foco é para prevenção contra a dengue, para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, e contra a febre amarela, que faz parte do calendário básico de vacinação para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade, além de dose única para a população de 5 a 59 anos que ainda não foi vacinada.
No ‘Dia D’ estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização e é importante que as famílias compareçam para colocar em dia o cartão de vacina. “Estaremos com diversos serviços abertos nesse dia para garantir a prevenção com a oferta de todas as vacinas para garantir essa proteção, principalmente nesse período de festividade, onde é importante estar protegido de doenças imunopreveníveis”, destacou Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da prefeitura de João Pessoa.
Para atender a população, diversos serviços estarão funcionando nos cinco distritos sanitários da capital. Serão cinco unidades de saúde da família (USFs) por distrito, cinco policlínicas municipais e três pontos móveis localizados no Shopping Tambiá, Home Center Ferreira Costa e Shopping Sul.
Os horários ficaram definidos da seguinte forma: As USFs, policlínicas municipais e o Centro Municipal de Imunização contarão com equipes atendendo das 8h às 12h. Já os pontos móveis contarão com equipes a partir do horário de abertura do estabelecimento até as 17h.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), desde 2023, quando iniciou a vacinação contra a dengue, João Pessoa já aplicou 27.535 doses do imunizante Qdenga referente a primeira e segunda dose. “É importante que a criança que iniciou o esquema vacinal retorne à sala de vacina após o intervalo de três meses e complete o esquema. A proteção é efetiva quando o esquema está completo”, explicou Fernando Virgolino.
A vacina contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto por duas doses, em intervalo de três meses entre elas. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema com a vacina dengue (atenuada).
Os esquemas primários de vacinação não são mais recomendados rotineiramente para pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários. Contudo, se a pessoa não tiver se vacinado anteriormente e optar por se vacinar poderá receber uma dose da vacina covid-19 monovalente (XBB).
Já crianças completamente vacinadas (três doses) anteriormente, podem receber mais uma dose da vacina monovalente XBB.