23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

João Pessoa oferta aos usuários do SUS assistência completa de medicamentos e produtos de saúde

Para essa assistência, a SMS conta com 213 farmacêuticos que atuam nas 54 farmácias polos disponíveis para a dispensação aos usuários das Unidades de Saúde da Família.

A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa oferta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) uma assistência completa para prevenção e cuidado, bem como a manutenção da saúde. Dentro dessa perspectiva encontra-se o serviço da Gerencia de Medicamentos e Assistência em Farmácia (Gemaf), que é responsável pela aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos e produtos de saúde para toda a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para essa assistência, a SMS conta com 213 farmacêuticos que atuam nas 54 farmácias polos disponíveis para a dispensação aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USF), além das Policlínicas Municipais, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Hospitais Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bem como na parte administrativa da Secretaria como na Gerência de Medicamentos, nos Centros de Práticas Integrativas com fitoterapia e no Laboratório Central auxiliando nos diagnósticos

Leia Também

“A assistência farmacêutica é um serviço de apoio a toda rede da assistência à saúde, que requer, para um serviço de excelência, uma integração contínua multiprofissional, subsidiando em parecer técnico quanto à qualidade e quantidade de produtos que garantam a segurança, a efetividade, na quantidade necessária para que não acarrete a falta, nem os desperdícios”, destaca a gerente de Medicamentos e Assistência em Farmácia, Gilcelia Menezes.

Para resguardar a assistência, a SMS conta com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que realiza o recebimento, armazenamento e distribuição dos produtos farmacêuticos como insumos, material médico hospitalar, dietas especiais e medicamentos para todas as farmácias da rede municipal de saúde. Ao todo, são mais de 880 itens para abastecer os serviços, desse total 137 medicamentos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), que compõe a tabela dos medicamentos ofertados pelo SUS. Além dos medicamentos que compõe a Remume, a SMS também distribui produtos farmacêuticos da padronização especifica de cada serviço, adquiridos com recursos próprios, totalizando 300 tipos de medicamentos, 53 suplementos alimentares e 533 produtos de saúde.

Para receber os medicamentos é necessário ir até um dos polos farmacêuticos da rede de Atenção Básica e, apresentar cartão do SUS, documento com foto, CPF e receituário médico em duas vias para que seja feito o cadastro no sistema.

Proporcionando acesso aos medicamentos de forma mais rápida e segura e maior comodidade aos usuários, o município deu início em outubro de 2021 ao programa ‘Remédio em Casa’, que entrega nas residências os medicamentos de uso contínuo aos pacientes hipertensos e diabéticos que tenham acima de 75 anos e/ou que estejam acamados, em quantidade de consumo para 60 dias.

O acesso a este programa se dá através do preenchimento, na unidade de saúde de referência, do termo de adesão assinado pelo usuário ou responsável legal com cópia do comprovante de residência, CPF e cartão nacional do SUS. Além disso, a prescrição médica precisa ser atualizada a cada seis meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#