João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 33.67ºC
IBOVESPA 141852.46
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
João Pessoa passa a oferecer PEP contra HIV 24h na UPA Oceania
09/09/2025 / 12:41
Compartilhe:
Profilaxia pós-exposição ao HIV agora disponível 24h na UPA Oceania

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa passou a disponibilizar, a partir desta segunda-feira (8/9), a Profilaxia Pós Exposição (PEP) contra o HIV na UPA Oceania, no bairro de Manaíra. O serviço funcionará 24 horas por dia, durante toda a semana, ampliando o atendimento que antes estava disponível apenas no Hospital Clementino Fraga, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde.

A PEP é um tratamento de emergência indicado para situações de risco de infecção pelo HIV, como relações sexuais desprotegidas, estupro, acidentes com agulhas ou contato com sangue contaminado. O tratamento deve ser iniciado preferencialmente nas primeiras horas após a exposição e, no máximo, em até 72 horas, com duração de 28 dias.

Segundo a chefe da Seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais da SMS, Jéssica Mendonça, quanto antes iniciado, maior a chance de prevenir a infecção pelo vírus. “Após 72 horas, a eficácia se torna quase nula”, alerta.

Para ter acesso ao tratamento, a pessoa deve se dirigir à UPA Oceania, informar sobre o possível contato com o vírus e passar por triagem e escuta qualificada, que avaliará a situação e iniciará a medicação. Durante o uso da PEP, podem ocorrer efeitos colaterais leves, como náuseas e fadiga, mas o tratamento deve ser seguido até o fim, acompanhado por orientações médicas.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Prevenção e outros serviços

Além da PEP, outra modalidade preventiva disponível é a Profilaxia Pré Exposição (PrEP), indicada para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV, como casais sorodiscordantes, trabalhadores do sexo ou quem possui múltiplos parceiros sexuais. A PrEP está disponível no Serviço Especializado para Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), em Jaguaribe, onde o paciente recebe acompanhamento médico e medicação após avaliação e exames.

A SMS reforça que o uso de preservativos continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra ISTs, incluindo HIV, sífilis, gonorreia e hepatites. Testes rápidos para detecção de infecções também estão disponíveis na rede municipal, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no SAE/CTA, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A UPA Oceania fica na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 70, entre os bairros de Manaíra e Aeroclube. Já o SAE/CTA está na Rua Alberto de Brito, nº 413, Jaguaribe.