O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) tem colaborado de forma bastante acentuada com o impacto ambiental positivo da modernização da frota de ônibus da capital, com a adoção da tecnologia Euro 6, também conhecida como Proconve P8. Desde 2023, 180 veículos equipados com essa motorização passaram a circular pela cidade, reforçando o compromisso das empresas concessionárias com a redução de impactos ambientais.
A motorização Euro 6 representa o padrão mais avançado, em motores a combustão, de controle de emissões já adotado no transporte coletivo urbano do Brasil. Comparado à tecnologia anterior, Euro 5 (Proconve P7), ela reduz em até 80% as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e em 50% as emissões de material particulado (MP).
Quando comparada a normas ainda mais antigas, que vão do Euro 1 ao Euro 4, os cortes podem chegar a 95% em NOx e mais de 90% em material particulado. Além da significativa redução de poluentes, a tecnologia Euro 6 melhora a eficiência energética dos veículos, contribuindo para a diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO₂) por quilômetro rodado.
“Com a aquisição desses ônibus, o transporte coletivo da capital presta significativa colaboração com a melhoria da qualidade do ar, além de prestigiar a população com um serviço mais cômodo e seguro”, pontuou Isaac Jr Moreira, Diretor Institucional do Sintur-JP.
A renovação da frota é coordenada pelo Sintur-JP em parceria com as empresas concessionárias, que investem na atualização dos veículos para garantir maior eficiência, menor consumo de combustível e significativa redução de poluentes. Cada ônibus Euro 6 em circulação contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ar na capital, diminuindo o impacto ambiental do transporte coletivo e promovendo benefícios para a saúde da população, além de contribuir com um trânsito melhor, uma vez que cada ônibus significa, pelo menos quarenta automóveis a menos nas ruas.