
João Pessoa terá uma nova maternidade municipal no bairro dos Bancários. Nesta sexta-feira (6), o prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, assinou o termo que autoriza o processo licitatório para a construção da unidade, que será viabilizada em parceria com o governo federal. O investimento total é de R$ 153 milhões.
Batizada de Maternidade Santa Maria, a unidade será construída de 15.675,21m². O projeto prevê três grandes blocos integrados, distribuídos em dois pavimentos, além de subsolo, térreo, primeiro e segundo andares.
A maternidade contará com atendimento de urgência obstétrica 24 horas, ambulatório especializado, estrutura para exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, além de Centro de Parto Normal e Centro Cirúrgico Obstétrico, com suítes individuais de pré-parto, parto e pós-parto. O espaço também terá área de deambulação e ambientes totalmente preparados para o parto humanizado.
O segundo pavimento será destinado às unidades de maior complexidade, garantindo assistência intensiva e intermediária à mãe e ao bebê. No local, funcionarão a UTI Neonatal, a UTI Materna, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).