
Durante a solenidade de entrega do novo prédio do Empreender Paraíba, na manhã desta terça-feira (20), na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, o governador João Azevêdo (PSB) comentou a polêmica envolvendo a poluição do Açude Velho, em Campina Grande, e as declarações do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), que tem atribuído à Cagepa a responsabilidade pela crise ambiental no reservatório.
Ao tratar do tema, o governador defendeu a atuação da companhia estadual de água e esgotos e criticou a tentativa de transferência de responsabilidades entre os entes públicos.
Segundo ele, Campina Grande está entre as cidades com melhores índices de saneamento do estado. “A Cagepa tem trabalhado, até porque Campina Grande é uma das cidades que tem o maior percentual de coleta e tratamento de resíduos de esgoto da Paraíba. Esse percentual passa de 90% e é até maior do que o de João Pessoa. Então a Cagepa tem feito o seu papel”, afirmou.
O governador reforçou que não adota uma gestão baseada em disputas institucionais. “Essa história de transferir responsabilidade é muito complicada. Não funciona. Uma coisa não funciona e alguém culpa outro. Eu não faço gestão desse jeito. Aquilo que é de responsabilidade do Estado, o Estado assume, vai lá, cumpre e resolve”, declarou.
Ele citou como exemplo recente o rompimento de uma caixa d’água em Campina Grande, ocorrido no ano passado. “Em 15 dias nós indenizamos todo mundo. Todo mundo saiu satisfeito com a ação do governo. O governo do Estado funciona dessa forma”, acrescentou.
As declarações ocorrem em meio a um embate público entre a Prefeitura de Campina Grande e a Cagepa sobre as causas da poluição do Açude Velho, que recentemente resultou na mortandade de peixes e acendeu o alerta de órgãos ambientais.
O prefeito Bruno Cunha Lima tem sustentado que a responsabilidade pelo despejo irregular de esgoto no açude é da Cagepa, afirmando que o município responde apenas pela drenagem de águas pluviais. A gestão municipal alega, inclusive, que notificou a companhia estadual em anos anteriores sobre possíveis irregularidades no sistema de esgotamento sanitário.
Na segunda-feira (19), o tema foi discutido em audiência no Ministério Público da Paraíba (MPPB), onde a Prefeitura apresentou medidas emergenciais, como a instalação de aeradores para melhorar a oxigenação da água e a fiscalização de imóveis no entorno do açude. Segundo dados apresentados na reunião, dezenas de imóveis foram vistoriados, resultando em notificações e autuações por despejo irregular de esgoto, incluindo a própria Cagepa.
Em nota oficial, a Cagepa negou falhas estruturais em seu sistema e afirmou que Campina Grande possui um dos maiores índices de coleta e tratamento de esgoto do Nordeste. A companhia atribuiu a poluição do Açude Velho principalmente a problemas na drenagem urbana e a ligações clandestinas, áreas que, segundo a estatal, são de responsabilidade do município.
Enquanto o impasse persiste, o Ministério Público acompanha o caso e novas reuniões já estão previstas para discutir soluções de médio e longo prazo para a recuperação ambiental do Açude Velho, um dos principais símbolos urbanos de Campina Grande.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp