João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 31.51ºC
IBOVESPA 128047.55
Euro 5.8768
Dólar 5.4028
Peso 0.0059
Yuan 0.7447
Jornada Educacional: Sintur-JP realiza sexto encontro do programa de capacitação em Transporte Inclusivo para motoristas
21/11/2023 / 07:23
Compartilhe:

Visando promover a adoção de práticas inclusivas e de acessibilidade para Pessoas com Deficiência no transporte coletivo, o Sintur-JP lançou o programa “Transporte Inclusivo: Embarque Nessa Ideia”. O projeto é um programa abrangente de capacitação destinado aos operadores do sistema, com ênfase nos motoristas do transporte público.

O programa tem carga horária total de 36 horas e um total de 12 aulas presenciais, garantindo assim sua eficácia. Os encontros estão sendo realizados desde outubro e se encerrarão em dezembro. Até o momento, já foram realizados seis encontros, demonstrando uma experiência enriquecedora para os participantes.

De acordo com Wilton Francelino, que é motorista de ônibus urbano, “as aulas estão sendo produtivas principalmente porque proporcionam uma troca sobre o assunto”. Já Alisson Ricartte, Gerente de Tráfego de uma das empresas operadoras do Sistema destacou que “essas ações junto aos colaboradores, são importantes para que possamos desempenhar um trabalho com excelência no atendimento à população PCD”.

Segundo um dos facilitadores da capacitação, Hellosman Oliveira, nas primeiras semanas de formação foram identificadas diversas barreiras vivenciadas no cotidiano, desde o desconhecimento da diversidade das deficiências até a ausência de acessibilidade física, arquitetônica nas ruas e avenidas da cidade de João Pessoa.

“A melhoria no atendimento à pessoa com deficiência se dará através da continuidade de programas de qualificação com os operadores e demais profissionais. Observamos também a necessidade de campanhas de conscientização que envolvam a população pessoense e a educação anti capacitista para convivência com as pessoas com deficiência”, afirma Hellosman.

Isaac Jr. Moreira, diretor institucional do Sintur-JP. informou que haverá uma campanha educacional sobre inclusão nos “busdoors”, que são adesivos publicitários colados na parte externa do vidro traseiro do ônibus. O objetivo da campanha é ilustrar a necessidade do respeito, da inclusão, da acessibilidade e da gentileza para as pessoas com deficiência e que usam o transporte coletivo.

“Ao ensejo do Dia Mundial da Acessibilidade, que foi em setembro, o programa é uma iniciativa que visa mostrar aos operadores do sistema do transporte coletivo, com maior ênfase para o motorista, a necessidade de tratarmos de forma respeitosa e adequada, com inclusão e acessibilidade”, disse Isaac.