João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.37ºC
IBOVESPA 154063.53
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Joselito Bandeira propõe que gestos do presidente Fred Coutinho se tornem política pública permanente do TJPB
08/11/2025 / 09:38
Compartilhe:
Joselito Bandeira propõe tornar permanente gesto de reconhecimento do presidente Fred Coutinho no TJPB

Em ato solene realizado nesta quarta-feira (5/11), no Pleno do TJ-PB, cem servidores foram homenageados após terem sido contemplados pelo Plano Incentivado de Aposentadoria Voluntária. O presidente do Sindojus-PB, Joselito Bandeira Vicente parabenizou o desembargador-presidente Fred Coutinho pelo gesto de gratidão e de reconhecimento, e propôs que a iniciativa e o PINAV sejam uma política pública permanente do Judiciário paraibano.

“O gesto de transformar uma simples formalidade administrativa em uma celebração pública de reconhecimento não pode ser uma experiência isolada. O senhor poderia ter publicado o ato no diário, mas preferiu fazer deste momento um gesto de respeito e pertencimento. Isso demonstra sua sensibilidade e humanidade. Tenho certeza de que seu pai, o desembargador Júlio Aurélio, estaria orgulhoso do senhor, porque herdou dele essa postura humana e simples”, afirmou, sob aplausos.

Joselito, que também é vice-presidente legislativo da Afojebra, lembrou ainda que o Sindojus-PB tentou incluir, no PINAV, a indenização de transporte dos Oficiais de Justiça, pleito que, embora não atendido, não diminui o mérito da iniciativa e destacou que o presidente Fred, que já foi promotor de Justiça, continua a promover justiça: “Sua sensibilidade e senso de equidade valorizam o servidor e resgatam o sentimento de pertencimento que há muito se perdia no Tribunal”, concluiu.

Dia alegre e histórico

Durante a cerimônia, o presidente do TJ-PB, Fred Coutinho, expressou o reconhecimento institucional e humano que guiou a homenagem inédita. “Hoje é um dia alegre e histórico. A presidência do Tribunal de Justiça vem agradecer a cada servidor e servidora pelo que desenvolveram ao longo de uma caminhada de vida”, declarou.

Entre os homenageados, Francisco de Assis Nunes, Oficial de Justiça na Comarca de Sumé e até então o mais antigo servidor em efetivo exercício, percorreu 300 quilômetros até João Pessoa para participar da solenidade. “Eu achei justo, foi uma justa homenagem que o presidente Fred Coutinho fez para a gente. O Sindojus-PB foi muito importante nesse processo e, prestes a me aposentar, mesmo tendo me desfiliado após mais de 30 anos, pretendo voltar. Saí de casa às 4h30 e retornarei satisfeito”, contou, emocionado.

O também Oficial Valfredo Araújo, de Alagoa Nova, afirmou que “foi ótimo para quem já estava cansado, uma oportunidade necessária”. Já o seu colega Marinaldo Araújo, de Guarabira, classificou o momento como “uma missão cumprida”.

Entrega de placas

Encerrado com aplausos e emoção, o ato consagrou uma marca da atual gestão: a humanização das relações institucionais e o reconhecimento público de quem ajudou a construir o Judiciário paraibano, um gesto que, nas palavras de Joselito, merece tornar-se política pública permanente.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp