João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 29.92ºC
IBOVESPA 145415.81
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
JP lança programa “Elas Lideram” para incentivar mulheres empreendedoras
01/10/2025 / 17:36
Compartilhe:

A Prefeitura de João Pessoa lançou, na manhã desta quarta-feira (1º), o programa Elas Lideram, voltado para a capacitação e mentoria de mulheres empreendedoras. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados, reunindo secretários, autoridades e participantes selecionadas.

O prefeito Cícero Lucena (Sem Partido), embora previsto, não compareceu à cerimônia. Representando a gestão, estiveram presentes o vice-prefeito Léo Bezerra (PSB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias.

“Eu fico muito feliz de poder hoje representar mais uma vez o prefeito Cícero Lucena ao lado do nosso grande secretário, Bruno Farias. Elas verdadeiramente lideram essas próximas 10 semanas com o curso de capacitação para que as mulheres possam empreender na nossa cidade. Esse não é um compromisso de campanha, mas um compromisso que nós fizemos com a cidade e que agora está sendo realizado”, destacou Léo Bezerra.

O programa é fruto de parceria da Prefeitura com o Sebrae-PB, o Hub Casa Empreendedora e a aceleradora Be.Labs. Ao longo de dez semanas, as participantes passarão por uma imersão com mentorias, workshops e capacitações presenciais e online. O objetivo é fortalecer o protagonismo feminino no empreendedorismo, estimular a autonomia financeira e ampliar redes de negócios.

Segundo Bruno Farias, a iniciativa se apoia em três pilares: equidade de gênero, inclusão social produtiva e fortalecimento da economia local. “Será uma verdadeira imersão no mundo dos negócios. Todas as fases do universo do empreendedorismo feminino serão abordadas de maneira intensa, para que ao final dessa trilha as mulheres estejam cada vez mais protagonistas de sua vida e do desenvolvimento da cidade”, explicou.

O secretário também ressaltou que as mulheres já representam a maioria nos programas de apoio econômico da gestão. “No programa Eu Posso, por exemplo, 60% dos beneficiários são mulheres. Isso mostra que elas estão assumindo as rédeas do crescimento de João Pessoa. Investir nesse público é a certeza de que o futuro da nossa cidade estará em mãos sensíveis, seguras e qualificadas”, completou.

O edital do Elas Lideram ofertou 30 vagas e outras 10 para cadastro de reserva. O público-alvo são mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos, residentes em João Pessoa, que já tenham um negócio, estejam iniciando ou desejem se capacitar para empreender.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp