Juiz manda soltar pastor investigado por golpe milionário na Paraíba
25/03/2024 / 11:30 / Redação
Compartilhe:
Pastor Péricles Cardoso de Melo, da Assembleia de Deus em João Pessoa – Foto: Reprodução

O pastor Péricles Cardoso de Melo, que estava preso desde novembro de 2023, foi solto por decisão da justiça paraibana através do juiz Antônio Maroja Limeira Filho. O líder religioso é investigado por praticar golpes e crimes como estelionato e furto contra a igreja Assembleia de Deus, congregados e pessoas próximas. A prisão foi revogada nesta segunda-feira (25/3).

O golpe é estimado em cerca de R 3 milhões e o pastor ainda é investigado pelo crime de apropriação indébita. Mais de 30 vítimas foram identificadas em inquérito.

A decisão do juiz Antônio Maroja Limeira Filho, da 2ª Vara Regional Criminal de Mangabeira, também extingue o mandado de prisão contra a esposa do pastor, Vânia Francisca de Macedo Melo, investigada no processo.

A conclusão é que não subsiste o alicerce que motivou a decretação da custódia preventiva, nem há demonstração da existência concreta de fatos novos ou contemporâneos a justificar a necessidade da manutenção do decreto de prisão“, declarou o juiz.

“Decorridos 145 dias desde a data da prisão de Péricles Cardoso de Melo (em 1º de novembro de 2023), não consta nos autos, até o momento, demonstração da existência concreta de fatos novos ou contemporâneos a justificar a necessidade da manutenção de aplicação de medida cautelar pessoal diversa da prisão, baseada no risco que a liberdade plena dos acusados representa para algum bem ou interesse relativo aos meios ou fins deste processo”, apontou o juiz em sua decisão.