As obras do Parque da Cidade, no bairro Aeroclube, em João Pessoa, serão retomadas após autorização da Justiça. A decisão foi do desembargador José Ricardo nesta sexta-feira (23).
O projeto foi suspenso – pela segunda vez – por conta de ação judicial de autoria do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas alegou irregularidades e possíveis crimes ambientais nas obras.
A decisão do magistrado foi baseada em estudos feitos na região e em análises técnicas da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP), que garantiram a viabilidade das obras. Além disso, foi considerado um parecer favorável do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
A primeira etapa, do projeto viário, já foi realizada, com o alargamento de vias e implementação de uma rotatória.
A segunda se inicia com o plano de afugentamento – de resgate e salvamento da fauna – além da continuidade do projeto de mobilidade urbana, com asfaltamento e duplicação de vias no entorno. Também já estão sendo realizados estudos de tráfego para a construção do túnel para ligar as Ruas Mirian Barreto Rabelo com a Rua Suzy Lacerda e o Retão de Manaíra.
A terceira e última etapa será a construção dos equipamentos do parque propriamente dito, como ciclovia, quadra de tênis, de futebol society, tênis de praia, pista de skate e patinação, viveiro, academia ao ar livre, parquinho, espaços para eventos, piqueniques, lagos, decks, mirantes elevados e diversos outros espaços de convivência.