João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.63ºC
IBOVESPA 135007.1
Euro 6.124
Dólar 5.5077
Peso 0.0057
Yuan 0.7767
Justiça determina nomeação de aprovados em concurso da Prefeitura de Campina Grande
13/08/2024 / 16:24
Compartilhe:
Justiça atende pedido da Defensoria e determina nomeação de aprovados em concurso da PMCG para professor

A 1ª Vara de Fazenda Pública de Campina Grande determinou a nomeação imediata dos candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Professor de Educação Infantil 2 do município de Campina Grande. A decisão publicada nesta terça-feira (12) atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), após constatar irregularidades na contratação de servidores temporários pela administração municipal.

A ação judicial, iniciada em setembro de 2022, teve como base denúncias de preterição dos candidatos aprovados no concurso realizado em 2021. A Defensoria Pública, representando os interesses dos candidatos, alegou que o município de Campina Grande estava realizando contratações temporárias, sem justificativa adequada, em detrimento da nomeação dos profissionais que haviam sido legitimamente aprovados para o preenchimento das vagas disponíveis.

A sentença do juiz Falkandre de Sousa Queiroz destacou a importância do princípio da legalidade na administração pública, ressaltando que a nomeação para cargos públicos deve ser realizada conforme as regras estabelecidas pelo concurso público, garantindo igualdade de oportunidades para todos. A decisão judicial afirma que a conduta do município violou os princípios da legalidade e moralidade administrativa, e ordena a imediata nomeação dos aprovados.

O defensor público Marcel Joffily celebrou a decisão, afirmando que “essa vitória representa um passo importante para garantir que o ingresso no serviço público seja feito de forma justa e transparente, respeitando o direito dos aprovados e assegurando o bom funcionamento da administração pública”.

A decisão judicial não só assegura o cumprimento da legalidade, mas também contribui para a moralização do serviço público em Campina Grande”, completou Marcel.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp