O prêmio de melhor roteiro de curta brasileiro, pelo júri da 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, foi entregue na noite de ontem (20), ao paraibano Fernando Domingos.
A premiação ocorreu em razão do trabalho desenvolvida na obra “O pato – Filme” gravado em 2021 no município de Alagoa Grande. Em seu perfil em uma rede social, Domingos disse que receber tal prêmio “é uma emoção imensa”. No texto, ele dedicou a conquista a mãe (Cida Maria Aguiar), a todos que participaram do curta, a Margarida Maria Alves, Marielle Franco e “todas as mulheres do Brasil”.
“O pato” narra a história de Cida (Norma Goes), uma mulher que decide acabar com o ciclo de violência em sua casa, e ser um exemplo para sua filha, Fia (Ana Julia). A direção é de Antônio Galdino. Foi exibido no Fest Aruanda e ganhou o 1º festival de cinema Curta Jacarahey, que aconteceu no estado de São Paulo.
Fernando Domingos de Aguiar Júnior é graduado em história pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com mestrado também em história pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é doutorando em história pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O festival de cinema de Gramado, Rio Grande do Sul, é um dos eventos mais importantes do audiovisual do Brasil e ocorre há 50 anos.