João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 27.73ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.9189
Dólar 5.4698
Peso 0.006
Yuan 0.7522
LAVAGEM DE DINHEIRO: Neymar presta depoimento à polícia em Brasília; entenda
01/02/2023 / 17:00
Compartilhe:

O jogador do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, Neymar, prestou depoimento aos investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na tarde desta quarta-feira (1º). Ele foi ouvido na condição de testemunha, numa apuração contra crimes de extorsão, agiotagem e lavagem de dinheiro. O inquérito é conduzido pela Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) e está em sigilo.

O testemunho de Neymar faz parte de uma das investigação da Operação Huitaca, deflagrada pela Polícia Civil na última sexta-feira (27), quando policiais prenderam três pessoas. O principal mentor do esquema é o empresário Eduardo Rodrigues Silva, que segue detido por tempo indeterminado.

Esse mentor é conhecido por vender joias a jogadores do futebol mundial, inclusive a Neymar, mas também por usar laranjas para movimentar grandes quantias em dinheiro vivo. Ele chegou a entregar ao atleta uma corrente de ouro e diamantes, um anel de ouro e pedras preciosas, além de ter viajado a Paris para participar da festa de aniversário do astro.

As investigações apontam que Eduardo, acusado de usar empresas para lavar dinheiro, transferiu grandes quantias para criminosos conhecidos da polícia. Um dos identificados é Cleyton Viana de Souza, que recebeu milhares de reais. E esse processo pode ter se repetido com outras figuras, visto que o empresário ostentava uma vida de alto nível financeiro.