O professor, historiador e escritor Leandro Karnal revelou que “realmente gostaria quando eu parar ou diminuir as atividades, de ir para uma cidade com uma boa qualidade de vida, uma cidade bonita como João Pessoa. Cada vez que eu volto aqui, essa ideia se fortalece um pouquinho mais”.
Ele se encontra na capital paraibana para o espetáculo Prazer, Karnal | O Show, que acontece nesta terça-feira (8), a partir das 20h, no Teatro Pedra do Reino, uma mistura de história, filosofia, reflexão e humor.
Em entrevista à BandNews FM João Pessoa, Leandro refletiu sobre os conceitos de felicidade, alegria e falou sobre como lida com a ansiedade.
“A alegria nunca é permanente, mas a felicidade significa um projeto de vida, de valores, que às vezes são mais fáceis, às vezes mais difíceis. Eu não sou alegre o tempo todo, não estou rindo o tempo todo, mas não tenho dúvida nenhuma de que hoje, aos 60 anos de idade, eu sou uma pessoa muito feliz”, declarou.
“A ansiedade é a excessiva preocupação com o futuro, dizem os filósofos estoicos. Quando eu acho que eu posso controlar o futuro e eu quero induzir o futuro a seguir o caminho que eu quero, eu sou obrigado a viver um momento diferente do atual. Excesso de passado dá remorso, excesso de futuro provoca ansiedade. Pra isso eu faço terapia, pra isso eu leio filósofos, pra isso eu faço meditação, pra isso eu evito cafeína depois das 17h. Então a vida adulta tem esse mistério, nós passamos a manhã com preguiça, a tarde com sono e pela noite não conseguimos dormir. Estamos sempre deslocados do momento”.
Para o historiador e escritor, uma das chaves é transformar a ansiedade em instrumento de produtividade e não um obstáculo.