A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, em sessão nesta terça-feira (31/10), um projeto de lei de autoria do vereador Bosquinho (PV) que obriga os estabelecimentos que comercializam alimentos na capital a afixarem cartaz explicando de forma didática a manobra de Heimilich. O projeto agora segue para sanção do prefeito Cícero Lucena (PP).
A técnica de primeiros socorros conhecida como manobra de Heimilich é utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. O método de desobstrução das vias aéreas em ambiente pré-hospitalar é considerado facilmente aplicável, prevenindo a piora da situação até a chegada do socorro especializado.
Para o vereador Bosquinho, situações de urgência e emergência acontecem a todo instante, em vários locais. “Diante disso, o presente Projeto de Lei é de suma importância para a compreensão da necessidade de informações a respeito do tema. A divulgação de informações é primordial para que acontecimentos futuros não resultem em óbitos”, justificou o parlamentar.