João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 26.44ºC
IBOVESPA 139549.43
Euro 6.43087
Dólar 5.4592
Peso 0.00447265
Yuan 0.76255147
Lei define 29 de outubro como Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral
13/06/2024 / 18:22
Compartilhe:

O governo sancionou a Lei 14.885, de 2024, que define 29 de outubro como Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O autor da proposta, deputado Jorge Solla (PT-BA), explicou que a data é a mesma do Dia Mundial do AVC, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

O objetivo é estimular a pesquisa e o desenvolvimento científico para prevenção e tratamento da doença. Especialmente na identificação de fatores de risco, medidas preventivas, diagnósticos, tratamentos e reabilitação de pacientes. A legislação também é uma forma de promover ações educativas e debates sobre o AVC.

O relator do projeto que originou a lei (PL 3.533/2021) na Comissão de Educação (CE) foi o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que defendeu a criação da data. 

“Essa doença é responsável por uma média de 100 mil mortes por ano no Brasil, além de um número muito maior de pessoas com sequelas. A conscientização da população quanto aos sintomas iniciais dessa doença pode levar a um atendimento mais rápido, reduzindo o risco de complicações”, argumentou Nelsinho.

O relator mencionou pesquisas indicando que mudanças climáticas extremas podem aumentar o risco de morte e sequelas por AVC.

O AVC ocorre quando vasos que levam sangue até o cérebro entopem (acidente vascular isquêmico) ou se rompem (acidente vascular hemorrágico). A interrupção da circulação sanguínea provoca paralisia da área cerebral onde o acidente aconteceu. A doença pode afetar a coordenação motora, a fala e a independência física e psíquica. Por isso, quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de recuperação completa.

*Com informações da Agência Senado