João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.14ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1237
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8017
Lei garante embarque mais seguro para mulheres no transporte público da Paraíba
03/01/2024 / 19:24
Compartilhe:

O mês de janeiro é conhecido pelas festas de verão na região metropolitana de João Pessoa e existe uma lei estadual que garante o embarque fora do ponto de ônibus para mulheres, a partir das 20h. A Lei 11.868/21 é de autoria do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor e tem uma atuação expressiva em defesa das paraibanas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Apesar da lei ser de 2021, algumas mulheres não sabem que tem esse direito garantido e a gente precisa do reforço da população e da imprensa, para garantir o cumprimento dela. A lei evita que a mulher fique sozinha no ponto de ônibus esperando o veículo, em situação vulnerável à violência. Quando sancionamos uma lei, o principal fiscal é de fato o povo, ainda mais nesse caso, a população que faz uso do transporte público precisa fiscalizar e, em caso de descumprimento, acionar o Procon da sua cidade ou o Estadual. Enquanto presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor, tenho dialogado com o Procon-PB em relação a aplicabilidade de algumas leis, mas é importante que a população esteja também vigilante”, destacou o deputado.

A lei também garante embarque fora da parada de ônibus após às 20h para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; pessoas com crianças de colo; e pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O descumprimento da lei acarreta a cobrança de multa que pode variar de 03 (três) até 30 (trinta) Unidades Fiscais de Referência (UFIR), sendo aplicada tanto ao motorista como também à respectiva empresa, obedecendo os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

Mandato em Defesa das Mulheres

Recentemente foi sancionada a Lei 12.969/23, que institui o Programa de Formação Continuada de Lideranças Femininas na Administração Pública do Estado da Paraiba. A matéria foi pensada com o objetivo de incentivar a representatividade das mulheres no serviço público estadual, além de promover a capacitação necessária para a ocupação de cargos de liderança.

Wilson Filho acumula ainda a autoria da Lei 12.460/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de acompanhante para mulheres que se submetem a consultas ou procedimentos médicos na Paraíba. Outro exemplo da atuação do parlamentar em defesa das paraibanas é a Lei 12.103/2021, que instituiu o protocolo emergencial de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica “sinal vermelho” durante o período de isolamento social da covid, para os estabelecimentos de farmácias e drogarias no Estado da Paraíba.