Em agosto deste ano, na Paraíba, a operação Lei Seca registrou 151 motoristas dirigindo sob influência de álcool. Além disso, 133 condutores foram notificados por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A ação abrangeu as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo, com 890 testes de bafômetro realizados, resultando na remoção de 51 veículos aos pátios do Detran-PB, quatro condutores levados à delegacia e duas CNHs recolhidas.
O coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, destacou que as paradas são realizadas em locais com histórico de acidentes, proximidade de eventos, alto fluxo de veículos e com base em informações de inteligência. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) desempenha um papel fundamental na seleção desses pontos, já que o monitoramento por câmeras orienta as ações.
De acordo com o CTB, os motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool podem receber multa de R$ 2.934,70 e enfrentar um processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em casos de reincidência, a multa será dobrada, e o infrator poderá ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada.
F5online com informações Portal T5