João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.73ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
LESA PÁTRIA: Policia Federal cumpre mandados em 8 estados em operação sobre atos golpistas
18/04/2023 / 16:08
Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a décima fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar e responsabilizar aqueles que tiveram participação direta ou indireta nos ataques golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em rejeição ao resultado das eleições de outubro de 2022.

A operação está sendo realizada em oito estados – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal – por determinação do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a PF, são 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão.

Em comunicado oficial, a PF afirmou que os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, incitação ao crime, dano qualificado, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria está em andamento e as informações serão atualizadas periodicamente, incluindo o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

A Polícia Federal inaugurou um canal de denúncias para identificar indivíduos envolvidos em atividades golpistas. As denúncias podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

 

F5 Online com reportagem de Luan Araújo