João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 21.86ºC
IBOVESPA 124645.58
Euro 5.4952
Dólar 5.1589
Peso 0.0059
Yuan 0.7119
Libertadores da América: Como o Palmeiras domina fase de grupos do torneio desde 2017
03/05/2022 / 10:35
Compartilhe:

Ganhar, ganhar, ganhar. Há seis anos, essa é a rotina do Palmeiras na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Desde 2017, a equipe alviverde sempre encerra a etapa classificatória do torneio interclubes mais importante do continente na primeira colocação da sua chave.

Nesta temporada, a história vem se repetindo. O atual bicampeão sul-americano já derrotou uma vez cada um dos seus oponentes do Grupo A e inicia hoje (a partir das 21h30, de Brasília) o returno, contra o Independiente Petrolero, na Bolívia, com a classificação bem encaminhada.

Ao longo dos últimos seis anos, o clube paulista conquistou nada menos que 84 dos 99 pontos que disputou em confrontos da fase de grupos. O aproveitamento quase chega à incrível marca de 85%.

Durante esse tempo todo, o Palmeiras só foi derrotado três vezes em jogos classificatórios: em 2017, tomou 3 a 2 do boliviano Jorge Wilstermann, dois anos depois, perdeu por 1 a 0 do argentino San Lorenzo e, no ano passado, foi batido por 4 a 3 pelo Defensa y Justicia, também da Argentina.

Em três dessas temporadas (2018, 2019 e 2020), a equipe alviverde teve a melhor campanha de toda a fase de grupos, o que lhe deu a vantagem de decidir em casa os confrontos de mata-matas independente do adversário que teve pela frente.

Nenhuma outra equipe da América do Sul chega sequer perto do desempenho palmeirense em fase de grupos nesses seis anos analisados. Com exceção dos atuais bicampeões continentais, quem mais se deu bem no período foi o River Plate, com 66 pontos. O Flamengo aparece na sequência, com 65.

Não por coincidência, Palmeiras, River e Fla são justamente os únicos três times que continuam com 100% de aproveitamento na Libertadores-2022.

Os comandados do técnico português Abel Ferreira estrearam derrotando o Deportivo Táchira por 4 a 0. Depois, golearam o Independiente Petrolero por 8 a 1. E, na sequência, bateram o Emelec por 3 a 1. Detalhe: em nenhum desses jogos utilizaram força máxima.

A situação deve se repetir no confronto de hoje. Apesar da chance de obter a classificação antecipada para a fase final (basta uma vitória contra o Petrolero), o Palmeiras deve novamente preservar alguns dos seus jogadores mais importantes. Afinal, por enquanto, eles não estando sendo muito necessários.

Com metade das seis rodadas da fase de grupos já disputadas, seis dos oito representantes brasileiros na Libertadores-2022 estão dentro na zona de classificação para os mata-mata decisivos.

Palmeiras, Corinthians e Flamengo lideram suas chaves. Athletico-PR, Red Bull Bragantino e Atlético-MG estão na segunda posição e também avançariam. Só Fortaleza (terceiro) e América-MG (lanterna) já se despediriam do torneio.

Apesar de o futebol brasileiro ter vencido as últimas três edições da competição (Fla, em 2019 e Palmeiras, em 2020 e 2021) o país pentacampeão mundial continua atrás da Argentina no ranking de conquistas continentais: 25 a 21.

Como já vem acontecendo desde 2019, a final do torneio interclubes mais importante da América do Sul será novamente disputada em jogo único. Desta vez, a decisão está programada para o dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

Brasileiros na Libertadores – semana 4

Hoje, às 19h15 – The Strongest (BOL) x Athletico-PR, Grupo B
Hoje, às 21h30 – Independiente Petrolero (BOL) x Palmeiras, Grupo A
Hoje, às 21h30 – América-MG x Atlético-MG, Grupo D
Amanhã, às 19h – Talleres (ARG) x Flamengo, Grupo H
Amanhã, às 21h – Deportivo Cali (COL) x Corinthians, Grupo E
Quinta, às 19h – Fortaleza x River Plate (ARG), Grupo F
Quinta, às 21h – Red Bull Bragantino x Vélez Sarsfield (ARG), Grupo C

*Por Rafael Reis, do UOL