João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 28.8ºC
IBOVESPA 145499.49
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
LIDE Paraíba promove encontro com Embaixador e Cônsul da Argentina para debater novas oportunidades de negócios
19/09/2025 / 09:16
Compartilhe:
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: whatsapp-image-2025-09-19-at-09-12-08

O LIDE Paraíba realizou, nessa quinta-feira (18), um encontro exclusivo com filiados e convidados para discutir as oportunidades de negócios entre Brasil e Argentina. O evento, marcado por um almoço no restaurante Nau Frutos do Mar, reuniu lideranças empresariais locais e contou com a presença do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Raimondi, e da cônsul-geral da Argentina no Recife, Julieta Grande.

O presidente do LIDE Paraíba, Gabriel Galvão, destacou a importância de aproximar o setor empresarial das representações diplomáticas. “Estamos em mais um evento do LIDE e, desta vez, ultrapassamos as fronteiras. O tema central é o fortalecimento das oportunidades entre Brasil e Argentina. Para enriquecer esse debate, contamos com a presença do embaixador da Argentina no Brasil e da cônsul-geral do Nordeste. Mais do que falar de comércio exterior, queremos tratar de conexões. Esse é o verdadeiro papel do LIDE”, afirmou.

Segundo Gabriel Galvão, a abertura internacional é uma estratégia essencial para o empresariado paraibano. “Quando aproximamos lideranças, criamos condições para que os negócios aconteçam. A Paraíba tem muito potencial de integração com a Argentina e estamos dando o primeiro de muitos passos nessa direção”, completou.

Fortalecimento da presença argentina na Paraíba

A cônsul-geral da Argentina no Recife, Julieta Grande, também participou do encontro, reforçando a importância de estreitar os laços com a Paraíba. Primeira mulher diplomata argentina a assumir o posto, ela possui jurisdição sobre sete estados do Nordeste brasileiro. Formada em Economia, com pós-graduação em Relações Internacionais e Desenvolvimento Humano, Julieta tem ampla experiência em negociações comerciais, integração econômica e promoção de investimentos.

Antes de assumir o consulado, representou a Argentina em fóruns internacionais como G20 e OCDE, além de atuar na Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional. Entre 2015 e 2021, integrou a equipe da Embaixada da Argentina em Brasília, acompanhando de perto as relações comerciais Brasil-Argentina e os temas do Mercosul. Desde que chegou ao Recife, seu trabalho tem sido voltado para fortalecer os laços comerciais, culturais, políticos e educativos da Argentina com os estados do Nordeste, sempre com foco no desenvolvimento conjunto.

Na Paraíba, Julieta Grande destacou que o consulado tem priorizado o Estado em sua agenda de atuação. “A Paraíba tem sido um foco muito forte desde que eu cheguei há dois anos. Já organizamos duas rodadas comerciais de alimentos e bebidas aqui, pela primeira vez na história, e ambas foram grandes sucessos. Também construímos laços com a Federação de Comércio, a Associação de Supermercados e a Federação das Indústrias. Além disso, retomamos a presença cultural argentina na região, com concertos, eventos gastronômicos e a primeira feira cultural e gastronômica argentina realizada no Estado”, afirmou.

A cônsul-geral da Argentina no Recife também reforçou o potencial de investimentos em diversos setores. Segundo ela, a Argentina vem estimulando a recepção de investimentos por meio de uma ampla diversidade de políticas, com a proposta de ouvir o feedback dos empresários, oferecer suporte e facilitar conexões. “O Brasil e Argentina já mantêm cooperação em áreas avançadas, como energia nuclear, ciência, tecnologia e até desenvolvimento conjunto de satélites, e há amplo espaço para novos projetos em infraestrutura, energias e comércio”.

De acordo com ela, o encontro com o LIDE Paraíba marca o início de uma agenda de cooperação direta com o empresariado paraibano. “Queremos construir pontes entre os empresários da Paraíba e os argentinos, garantindo um ambiente de confiança e segurança institucional para que os negócios prosperem. Já identificamos oportunidades em setores como cerâmica e mineração, e temos certeza de que novas frentes irão se abrir”, concluiu.

Reformas econômicas e integração regional

O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Raimondi, destacou o momento de abertura econômica vivido por seu país e as possibilidades de cooperação com a Paraíba. Com mais de 40 anos de carreira diplomática, Raimondi já atuou como vice-chanceler da Argentina, representante permanente na OEA e liderou negociações estratégicas no Mercosul e com a União Europeia. Economista formado pela Universidade de Genebra, com estudos na Sorbonne e em organismos multilaterais, também é professor convidado em universidades como UBA, UCA e FLACSO, sendo reconhecido internacionalmente por sua experiência e condecorações recebidas da República Federativa do Brasil e da República Francesa.

Conforme abordou, a Argentina está em um processo de reforma econômica significativo, com maior abertura e orientação para os negócios. “Os setores prioritários são os alimentos, as bebidas e os laticínios. Podemos buscar complementaridade com tecnologia e modernização das metodologias de produção. Também temos muito trabalho para desenvolver no turismo. As parcerias são muito interessantes para nós”.

O embaixador ressaltou que o Estado da Paraíba ainda tem uma relação incipiente com a Argentina, mas com grande potencial de crescimento. “Queremos aprofundar a integração regional, bilateral e também com os parceiros uruguaios e paraguaios. É necessário avançar na harmonização de regulamentos e normas para facilitar os negócios. Também estamos ampliando a agenda internacional: assinamos recentemente o acordo do Mercosul com a EFTA e esperamos concluir o acordo com a União Europeia até o fim do ano. Além disso, temos negociações em curso com Canadá, El Salvador, Índia e Indonésia”, destacou.

Daniel Raimondi também sublinhou a importância estratégica da relação Brasil-Argentina, destacando que a Argentina é o único país da América Latina que tem o Brasil como principal parceiro comercial, o que evidencia a relevância do vínculo bilateral. Com quatro décadas de carreira diplomática, grande parte deles dedicados à integração regional, ele afirmou acreditar que ainda há muito a complementar, integrar e desenvolver entre os governos nacionais e as províncias argentinas e estados brasileiros. Segundo o embaixador, a Paraíba passou a fazer parte desse radar e tem potencial para se tornar um parceiro de peso.

Por fim, Daniel Raimondi convocou os empresários a olharem para o potencial argentino. “A Argentina vem promovendo reformas que liberam as forças do setor privado, simplificam regulamentações e permitem que os empreendedores desenvolvam todo o seu potencial. Queremos que a relação com o Brasil, e em especial com a Paraíba, se aprofunde cada vez mais. É um benefício que será para os dois lados, com possibilidades infinitas ainda por explorar”, concluiu.

FIEPB destaca cooperação Brasil-Argentina

Durante o evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira Neto, destacou a importância do diálogo direto entre empresários paraibanos e argentinos, reforçando a necessidade de estreitar laços comerciais e industriais. Ele elogiou a iniciativa do LIDE Paraíba e ressaltou a importância do encontro para o setor industrial. “Encontros como este criam um ambiente favorável para que a indústria local explore novas oportunidades de negócios. É fundamental que o setor produtivo dialogue frente a frente com seus pares internacionais, construindo pontes seguras que promovam cooperação e integração econômica entre os países”, afirmou

LIDE Paraíba fortalece conexões e oportunidades de negócios internacionais

O encontro promovido pelo LIDE Paraíba destaca o papel da instituição como espaço estratégico de diálogo entre o setor empresarial e representantes diplomáticos, fomentando discussões relevantes sobre integração econômica e oportunidades de negócios. A presença do embaixador Daniel Raimondi e da cônsul-geral Julieta Grande, aliada à participação de lideranças locais evidenciou a importância de aproximar os empresários paraibanos de mercados internacionais e fortalecer a cooperação bilateral.

Iniciativas como esta reforçam a Paraíba no cenário regional e internacional, abrindo caminhos para novas parcerias, investimentos e intercâmbios culturais. Ao reunir atores-chave em um ambiente de confiança e troca direta de experiências, o LIDE Paraíba consolida seu compromisso de promover conexões estratégicas e ampliar horizontes para o desenvolvimento econômico, cultural e empresarial do estado e da região Nordeste.

Sobre o LIDE Paraíba

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – está presente em mais de 20 países, promovendo fóruns, congressos e encontros de relacionamento que reúnem os principais nomes do setor produtivo. Na Paraíba, a proposta é fortalecer a integração entre lideranças locais, gerar oportunidades e fomentar um ecossistema empresarial cada vez mais dinâmico e inovador.