João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 31.07ºC
IBOVESPA 128571.66
Euro 5.9101
Dólar 5.4327
Peso 0.0059
Yuan 0.7493
Líder da oposição na Câmara diz estar atento ao projeto de engorda das praias de João Pessoa: “Mudança drástica”
09/02/2023 / 10:50
Compartilhe:

A bancada de oposição ao prefeito Cícero Lucena (PP) na Câmara de João Pessoa está atenta ao projeto de engorda e intervenção nas praias da capital anunciado pela gestão municipal nesta semana.

Líder da bancada, o vereador Marcos Henriques (PT) afirma que o projeto causa apreensão por, segundo ele, não ter sido comtemplado no programa de governo de Cícero Lucena, além da “tremenda” repercussão socioambiental. Marcos defende um debate amplo que envolva sociedade civil, universidade, ambientalistas e pesquisadores.

“Nesse momento a gente percebe que a especulação imobiliária, ela também sempre desejou isso e é preciso estudos técnicos pra saber as reais intenções da prefeitura em fazer isso, e as repercussões ao meio ambiente, o estudo ambiental. A gente tem informações que alguns outros estados que fizeram só trouxe problema e a gente vai tá atento a isso”, disse Marcos ao F5 Online.

Uma das medidas pretendidas pela prefeitura é a criação de uma pista viária ligando o Cabo Branco à Ponta de Seixas, por baixo da falésia, que há anos é afetada pelo processo de erosão. De acordo com Cícero, os estudos técnicos estão em curso e a previsão é que as obras sejam iniciadas em dezembro. A pista contornando a falésia seria o ponto principal de toda a obra anunciada. “Nós vamos estabilizar a barreira e reconstruir parte dela”, declarou o prefeito.

“No próprio plano diretor isso também tá omisso, é uma ação deliberada, individual e eu fico com muito medo desse projeto vir de forma atropelada […] Uma mudança drástica dessa tem que ter um real motivo e tem que ficar claro para ao cidadão, hoje nós não temos essa clareza”, completou Marcos Henriques.

Além de Marcos, a bancada de oposição na CMJP é formada pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos).