A ansiedade é uma emoção normal do ser humano e, por isso, é comum se manifestar quando o indivíduo enfrenta algo novo ou de alta expectativa. Sabendo que a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode acarretar nos alunos um período de estresse, o Colégio GGE trabalha durante todo o ano letivo o emocional dos estudantes para garantir uma prova tranquila e a integridade mental de seus alunos.
A psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) no GGE, Rafaela Farias, afirma que a ansiedade se torna um sentimento preocupante quando o medo começa a atrapalhar as atividades cotidianas.
“É uma constante sensação de que algo ruim vai acontecer. Falta concentração e o aluno também pode apresentar dificuldade para dormir. Tudo isso pode atrapalhar no desempenho na hora do Exame”, explica Rafaela.
Já na reta final e nos dias que antecedem o Enem, Rafaela diz que desacelerar e confiar no conteúdo estudado e praticado na escola é o segredo.
“Cuidar de si, experimentar momentos que proporcionem tranquilidade. Exercícios de respiração, saber controlar o seu corpo através dessa prática. E, principalmente, acreditar em si mesmo. Você é capaz de conquistar tudo que sonha”, afirma.
Para lidar com os sintomas da ansiedade, uma rotina diária organizada ajuda a minimizar as sensações e reduz o estresse diário. Além disso, praticar atividades físicas eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer, aliviando os sintomas de ansiedade.
Ainda de acordo com a psicóloga, valorizar os momentos de lazer com a família e amigos para relaxar, dormir bem, buscar ter qualidade no sono e adquirir autoconhecimento para lidar melhor com as emoções afloradas podem ser o diferencial na hora da prova.
A psicóloga explica que o principal papel do GGE na prevenção da ansiedade por conta do Enem é passar segurança sobre o que cada aluno é capaz de conquistar. Por isso, a escola desenvolve atividades de descontração, voltadas para o antiestresse.
O Colégio oferece programas específicos para desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais dos alunos, que os ajudam ao longo do ano a lidar com as suas emoções, principalmente a ansiedade e o estresse.
Na Trilha Socioemocional, por exemplo, o aluno é incentivado a reconhecer sentimentos e emoções, gerenciar conflitos, desenvolver a comunicação e relacionamento com diversos grupos.
Já por meio do SOEP, uma equipe profissional faz o acompanhamento do desenvolvimento emocional e afetivo e o acolhimento dos alunos.
Além disso, especificamente no Ensino Médio, o Colégio desenvolve atividades de revisão como “aulões”, que possuem uma proposta mais descontraída. Dessa forma, o aluno bota em prática seu conhecimento de uma forma mais leve.
Com essa metodologia de preparação que preserva também a saúde mental de seus estudantes, no Enem anterior, o GGE conseguiu 260 aprovações em universidades públicas e 72 alunos aprovados no curso de Medicina (universidades públicas e particulares).
A instituição também vem acumulando um dos maiores índices de aprovação em Pernambuco nos vestibulares mais concorridos do país como ITA/SP (81 aprovados nos últimos 25 anos) e IME/RJ (193 aprovados nos últimos 25 anos).
A equipe de matrículas do Colégio GGE está pronta para receber, de forma acolhedora, novos alunos e seus responsáveis na unidade João Pessoa. Interessados em conhecer mais sobre o projeto pedagógico do GGE podem visitar a nova unidade, que está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A rede educacional finca as raízes na capital paraibana oferecendo um projeto educacional completo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com uma estrutura ampla e moderna.
O prédio está situado em localização privilegiada no bairro de Miramar, na rua Orlando Soares de Oliveira, 36.A estrutura física contará com cerca de 5.500 m² de área construída e uma área verde com aproximadamente 2.800 m².
Mais Informações:
Site: gge.com.br/joaopessoa
Telefone: 3142 – 0081