O avanço das mulheres no setor imobiliário está redefinindo a liderança e trazendo novas perspectivas ao mercado. No entanto, especialista aponta que a ascensão no setor exige a valorização da autenticidade e da competência. A busca por igualdade de gênero em postos de comando no mercado de trabalho brasileiro é uma luta que vem ganhando força neste século em todos os setores da economia.
No mercado imobiliário, não tem sido diferente, de acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), o número de mulheres no mercado imobiliário nas posições de vendas, corretagem e negócios aumentou 144% na última década. Na área de construção civil, houve um aumento de 120% em relação à presença feminina, segundo dados do IBGE (2018). Diante desse cenário, os esforços por oportunidades nas incorporadoras, construtoras e corretoras de imóveis vêm gerando uma participação crescente de mulheres em postos relevantes de grandes companhias.
Um exemplo disso é Roselaine Correa, CEO da Yees Incorporadora, consolidada como uma das 100 maiores construtoras do país em 2024, conforme revela o ranking da Intec. A CEO ingressou no setor imobiliário aos 17 anos e, em pouco tempo, estava à frente de canteiros de obras, um ambiente historicamente masculino. Sua trajetória reflete não apenas sua capacidade de gestão, mas também o impacto positivo de uma liderança feminina na construção civil.
“Acho que o primeiro baque, o primeiro desafio que enfrentei, foi entrar em uma obra onde, predominantemente, temos pessoas do sexo masculino trabalhando, e me fazer ouvir, ser respeitada e perceber que poderia gerar uma diferença dentro daquele ambiente. Vejo que, com educação, atenção e realmente olhando para as pessoas com cuidado, conseguimos fazer as coisas acontecerem. Com nosso jeito atencioso, pronto para ensinar e para ouvir, conseguimos transformar a vida das pessoas”, afirma Roselaine.
Sob sua liderança, a Yees Incorporadora tem se destacado por iniciativas inovadoras, como a aplicação de tecnologia na construção e a busca por práticas mais sustentáveis. Para ela, a diversidade dentro das empresas não é apenas uma questão de inclusão, mas também um diferencial competitivo. “A liderança feminina traz uma nova perspectiva para o setor. Nossa visão mais humanizada contribui para projetos que realmente atendem às necessidades das pessoas, além de estimular ambientes de trabalho mais colaborativos e produtivos para alcançarmos o sucesso de uma empresa”, destaca a executiva.
Mesmo diante desses obstáculos, empresárias como Roselaine Correa provam que é possível crescer sem renunciar à identidade e aos valores individuais. Seu exemplo é um sinal de que o setor imobiliário está caminhando para um modelo mais diversificado, onde a competência e a inovação superam estereótipos e barreiras de gênero. Para Correa, com mais mulheres assumindo posições de liderança, o futuro do mercado imobiliário promete ser mais inclusivo, eficiente e conectado com as demandas sociais.
“As mulheres têm potencial para serem agentes de transformação. Temos a capacidade de adaptação e de realização de nossos objetivos. Então, não devemos nos deixar paralisar pelo medo. Vamos encarar o desafio e abraçar a causa, porque o mercado imobiliário é incrível. Se você se dedicar e fizer o seu melhor, tenho certeza de que terá muito sucesso no setor”, conclui.
A Yees!, novo nome da JJR Empreendimentos (Mesmos sócios), é uma Construtora e Incorporadora que possui mais de 70 anos de experiência familiar dos sócios. O grupo entregou mais de 1.500 unidades no Estado de São Paulo, somando apartamentos, casas, comércios e condomínios horizontais. Possui diversas Qualificações como: Auditada pela Ernest Young + ISO 9001 + PBQPH Nível A e muito mais. É uma empresa em constante evolução que tem como Missão Democratizar Moradias de Excelência. Saiba Mais! Acesse: https://yeesinc.com.br/.