João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 30.82ºC
IBOVESPA 127210.19
Euro 6.4061
Dólar 6.0788
Peso 0.006
Yuan 0.8372
Lira sai em defesa de Cabo Gilberto, indiciado por falas no plenário
28/11/2024 / 08:14
Compartilhe:
Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) – Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu os parlamentares Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), indiciados pela Polícia Federal (PF) por discursos feitos no plenário da Casa.

Os deputados foram indiciados por calúnia e difamação após proferirem críticas a Fábio Alvarez Shor,delegado da PF e responsável por inquéritos que miram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros membros da direita.

“A imunidade material do discurso parlamentar, esse direito consagrado em cláusula pétrea pelo constituinte de 1988, assegura a cada um de nós, deputadas e deputados, a liberdade plena de palavra em nossas manifestações feitas em plenário, permitindo que expressemos nossos posicionamentos e representemos fielmente os interesses daqueles que nos elegeram”, defendeu Lira.

O presidente da Câmara dos Deputados disse que o plenário é um local para liberdade de expressão dos parlamentares, em que eles possuem o direito de dar declarações de diferentes temas, sem que sejam condenados por tal.