João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 23.09ºC
IBOVESPA 120767.19
Euro 5.7467
Dólar 5.3436
Peso 0.0059
Yuan 0.7374
Livro que resgata coco de roda na Paraíba será lançado nesta sexta com presença e show das 11 mestras homenageadas
27/06/2023 / 10:49
Compartilhe:

O livro “Na Embolada do Coco”, que faz um resgate do coco de roda na Paraíba, será lançado nesta sexta, 30, às 20h, na Sala Vladimir de Carvalho, na Usina Energisa. O evento é gratuito e contará com a presença e show das 11 mestras da cultura popular que são homenageadas na publicação.

A proposta do livro é reunir as histórias, lutas e desafios das 11 personagens e destacar como cada uma delas contribui até hoje para a fortalecer a identidade cultural do estado. Em diversas passagens, é possível identificar que a história de vida das mestras se confunde com a história da luta pela terra, pelo fim do trabalho exaustivo da agricultura e na luta pela igualdade racial.

As mestras homenageadas no livro são Ana do Coco, Cícera, Cida, Edite, Lindalva, Odete de Pilar, Penha Cirandeira, Senhorinha, Têca do Coco, Vó Mera e Zefinha.

Livro ‘Na Embolada do Coco’ dá voz e espaço para que onze mestras da ciranda e do coco de roda contem suas histórias

Oficina cultural

Também na sexta, 30, no período da tarde, haverá uma oficina cultural sobre ciranda e coco de roda voltada para mais de 100 alunos de escolas públicas de João Pessoa. A ação será às 16h, na Sala Vladimir de Carvalho e contará com a participação das mestras Penha, Lindalva, Vó Mera e Ana do Coco.

Pré-venda 

Durante o lançamento também haverá uma sessão de pré-venda do livro, ao preço de R$ 50. Também haverá uma opção de um kit de 12 postais com as mestras e o livro, pelo valor de R$ 70.

Além da tradicional versão imprensa, o livro ganhou uma versão digital e audiobook gratuitos, que estarão disponíveis de forma online. Neste mesmo endereço pode ser feita a compra do livro pela internet.

Penha Cirandeira, mestra da cultura popular homenageada em ‘Na Embolada do Coco’

Cada mestra homenageada vai receber 35 exemplares e ainda serão destinados outros 200 exemplares para as bibliotecas públicas do estado da Paraíba.

O livro “Na Embolada do Coco” é uma produção da Atua Editora, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco BV e realização do Ministério da Cultura.

Lançamento do Livro Na Embolada do Coco