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Logo: 5 passos para a criação
06/08/2022 / 15:47
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A identidade visual de uma marca, como o seu logo, é um dos elementos mais importantes para que uma empresa seja bem reconhecida no mercado.

Para isso, o logo deve ter a ver com o propósito do negócio e que ele seja coerente com o segmento em que a empresa está atuando.

O logo foi a solução encontrada para que negócios como os de aluguel de projetor para eventos conseguissem mostrar os aspectos da empresa para o público de forma visual.

Para ajudar os leitores a entenderem mais sobre logos, o artigo a seguir explicará a importância dele e o que deve ser analisado ao desenvolvê-lo.

Por fim, dará algumas dicas que ajudarão a criar um logo original e único que tenha tudo a ver com a identidade visual do seu negócio.

Qual a importância de um logo?

Um logo bem elaborado é importante para que o negócio consiga atrair a atenção de clientes em potencial e mostrar que a marca é de confiança.

Ele deve dizer exatamente quem a empresa fabricante de pote grande de açaí é, o que ela faz e mostrar que levar pode levar inúmeros benefícios para os seus clientes.

Passa uma mensagem de quem a equipe que ela agrega está sempre em busca de fazer um bom trabalho. Se o logo parecer amador, o público duvidará da capacidade do negócio de realizar algo com qualidade.

É normal as pessoas tomarem decisões com base no que as atraem, por isso, um design mal feito e que não transpareça profissionalismo só afastará a clientela.

O logo da empresa deve ser uma representação simbólica e profunda sobre a memória que os clientes devem ter sobre a marca, por isso, tem que chamar atenção do público.

O que analisar na criação de um logo?

Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração ao criar o logo da sua marca, seja ela do segmento de vendas de caixa de açaí pronto ou qualquer outro, esses pontos são:

O design e o estilo

Um bom logotipo é aquele que transmite para o público o motivo da marca ser especial e passa a impressão da filosofia do negócio.

A filosofia da marca deve parecer autêntica no logo, além disso é importante que ela passe uma certa confiança ao público.

Por isso, antes de iniciar a criação do logo, é fundamental conhecer a marca, sua missão, visão e valores, e pensar em cada uma das características dela.

Criar um logo para passar a essência da marca para as pessoas é muito mais do que mostrar a personalidade do negócio.

O logotipo deve ser criado com base nos clientes que a empresa fabricante de torre de aço deseja atrair também, pois isso influencia na criação do design e do estilo do logo.

A escolha do estilo também é essencial, e deve estar entre as decisões iniciais que devem ser consideradas na elaboração de um novo logo para a marca.

O nome da empresa

Mesmo que as empresas grandes e conhecidas busquem criar seus logos de acordo com o estilo da marca, é indicado para empresas novas sem nome familiar não seguirem esse caminho.

O nome da empresa é o maior identificador da marca, e deve ser incluído na criação do logotipo para que uma conexão maior seja criada com a audiência.

Mesmo que seja altamente recomendado adicionar o nome da empresa ao logo, não se deve adicionar mais nenhuma escrita nele, para que ele não se torne difícil de entender.

Os lemas, as informações de contato ou o endereço do negócio são alguns exemplos do que não deve estar presentes em um novo logotipo.

O design do logo deve ser claro, simples e limpo, ficando longe de textos desnecessários ou que tornem a compreensão mais difícil para o público.

O esquema de cores

A cor de um logo pode dizer muita coisa sobre a marca vendedora de camiseta para congresso, a cor aumenta muito o seu reconhecimento pois a mente humana é programada para reconhecer e responder a cores.

A escolha das cores deve ser levada em consideração como um elemento importante, pois elas podem impactar tanto o comportamento quanto as emoções das pessoas.

Quando se entende mais sobre a psicologia das cores e como é possível achar as cores perfeitas para um logotipo, se torna possível destacar características especiais da marca.

Um logo deve transmitir a personalidade da marca, um estilo que tenha a ver com sua identidade, o nome da empresa sem mais nenhuma escrita e uma base de cores relevantes.

Dicas para criar um logo

Finalmente, depois de entender a importância de um logo e o que levar em consideração antes de elaborar um para uma escola de aula de guitarra, por exemplo, é a hora de conhecer dicas de como criar um logo.

  1. Use referências para se inspirar

Mesmo que ninguém fale disso, nenhuma obra de sucesso surgiu do nada, seja um quadro, um livro e até um bom logo podem contar com a inspiração de cases de sucesso.

Por isso, não quebre a cabeça e nem perca tempo tentando criar um logo do nada, faça pesquisas e se inspire em bons exemplos de logos famosos.

Tente se inspirar naqueles logos tradicionais conhecidos, aqueles em que as pessoas já se conectam a marca assim que batem o olho.

Pesquise os seus logotipos favoritos e descubra tudo o que está por trás do motivo deles serem tão cativantes para o público.

Com a inspiração de algum ou até mesmo a combinação de vários, será possível obter boas ideias para criar um logo excepcional para a empresa fabricante de papelão ondulado com plastico bolha.

  1. Identifique a persona

É fundamental conhecer bem o público-alvo ou a persona de um negócio para saber qual tipo de logotipo chamaria mais a atenção deles.

A persona de um negócio é um personagem criado para reproduzir as características pessoais e os comportamentos dos perfis do público-alvo da empresa.

Algumas características que devem ser definidas para a criação de uma persona são:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Ocupação;
  • Estado civil.

O cliente ideal é o consumidor com mais chances de se identificar com a visão da marca e de realizar a compra de seus produtos ou serviços.

Por isso, deve-se lembrar que o logo é uma importante ferramenta também de comunicação visual entre a audiência e a empresa.

Portanto, ao conhecer bem que tipo de clientes a empresa precisa impactar, se torna possível ter ideias melhores para a criação de logos efetivos.

  1. Alinhe o logo com a proposta do negócio

Um fundamento básico sobre a estratégia de marketing usada para divulgar uma proposta de negócio é conversar com o público sobre o que eles preferem.

Por isso, é preciso que o logo seja coerente com a proposta de negócio que a empresa faz ao público, assim como com os produtos e serviços que ela oferece.

O logotipo é algo tão importante para a comunicação visual de uma empresa, pois ele representa o rosto do negócio, como o público a enxerga e se impacta com ela.

  1. Crie esboços

Sempre que ideias novas surgirem, não deixe elas serem esquecidas, coloque tudo o que pensar sobre ela no papel criando esboços.

Não é preciso ser um desenhista profissional para criar esboços, mas essa prática ajudará muito a organizar as ideias ao visualizá-las melhor.

Além disso, usar esboços ajuda na realização de testes sensíveis sobre o que ficaria bom ou não no logo da empresa fabricante de geladeira expositora para padaria.

Até porque uma ideia pode parecer incrível quando pensada, mãos ao ser colocada em prática não dá muito certo, e o contrário também pode a obteve, uma ideia não tão boa pode se tornar altamente eficiente se colocada no papel.

  1. Deixe o logo simples e objetivo

Por último, mas não menos importante, garanta que o logo fique simples e objetivo, pois o essencial mesmo é a maneira de como a logomarca se comunica com os consumidores.

O logo deve ter traços firmes mas simples, sem pesar a mão com muitos adereços que ao invés de darem um ar de sofisticação passam uma imagem não profissional.

Se tudo for bem pensado e alinhado com os valores que a marca tem, será possível criar um logo muito eficiente que renda ótimos resultados para as campanhas do negócio.

Considerações finais

Sendo assim, a criação de um logo não é uma tarefa fácil, por isso, é essencial ter uma ideia geral sobre a importância dele para o negócio.

A criação de um logo é um trabalho muito exato na área de design e ter dificuldades é algo normal, por isso, antes de criar o seu se atente a alguns pontos como as cores que ele terá.

Por último, faça muita pesquisa sobre cases de sucesso para se inspirar e siga dicas como as que foram apresentadas neste artigo, assim será possível criar um logo incrível para sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.