Lolita Rodrigues, atriz, cantora e apresentadora, terá seu corpo cremado em uma cerimônia restrita à família e sem velório público na tarde desta segunda-feira (6/11), na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. Ela tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, na capital, e não resistiu a uma pneumonia, falecendo na madrugada do domingo (5).
Pioneira da televisão no Brasil, Lolita nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929. Ela se afastou da televisão após sua última novela na Globo, Viver a Vida (2009). Na época, enfrentava dificuldades motoras e não conseguia mais viver sozinha. Desde 2015, passou a viver em João Pessoa com a filha, a médica Silvia Rodrigues, que já morava na Paraíba. O exílio voluntário surgiu com a vontade de se aposentar e aproveitar a vida ao lado de seus familiares.
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite faz parte da geração precursora da televisão no Brasil, estreando como atriz ainda na década de 1930. Na estreia da TV Tupi, em 1950, a artista substituiu Hebe Camargo como apresentadora e cantou o Hino da Televisão Brasileira, feito para aquela ocasião. Também participou da primeira novela diária do país e fez papéis clássicos na TV Globo, além de apresentar por mais de 30 anos o programa Almoçando com as Estrelas.