O filme paraibano ‘O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)’, do cineasta Bertrand Lira, está em cartaz no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa.
O longa entrou nos streamings NET Claro, Vivo play e Oi play e desde março está na grade linear do Canal Brasil.
Bertrand também quer levar a produção para outros cinemas, a exemplo de Maceió e Rio de Janeiro, e em salas de fundações e instituições nas quais fica mais tempo em cartaz. O filme foi exibido em Manaus, numa associação de cultura.
‘O seu amor de volta’ foi premiado como Melhor Documentário no 6º Festival Cinematográfico de Mérida, no México em 2020, e Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo) e Prêmio Especial do júri de Interpretação (Williams Muniz) no 26º Festival de Cinema de Vitória (ES), em 2019. O filme também participou de diversos festivais nacionais
O longa-metragem, que recebeu o prêmio do júri popular na 1ª Mostra Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), em agosto do ano passado, foi realizado a partir do edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, numa parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e o Governo Federal/Agência Nacional de Cinema e Secretaria do Audiovisual.
O documentário trata do amor, suas desventuras e seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa que servem de fio condutor dos relatos que organizam a narrativa. Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocadas para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens.
Cartas, búzios, banhos de ervas e oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português; e duas atrizes, que vivem e trabalham na Capital da Paraíba. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo, que vão prever o futuro deles e aconselhá-los no que diz respeito às suas vidas afetivas.