João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.17ºC
IBOVESPA 128007.64
Euro 5.3989
Dólar 5.0081
Peso 0.0058
Yuan 0.693
Losartana: Anvisa determina recolhimento de lotes do anti-hipertensivo; saiba o que fazer
24/06/2022 / 06:54
Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (23) a interdição e recolhimento de lotes dos medicamentos com princípio ativo da Losartana, usado para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca.

Segundo a Anvisa, a medida foi tomada devido a presença da impureza ‘azido’, em concentração acima do limite de segurança aceitável.

A medida é preventiva e foi tomada após a realização de análises nos produtos do mercado brasileiro. As avaliações foram realizadas pelos fabricantes do medicamento no Brasil por determinação da Anvisa.

Conforme a agência, os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento, ainda que estejam usando um dos lotes afetados.

“A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde do paciente”, diz nota divulgada pela entidade.

A população pode ainda entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca do seu medicamento por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.

O que são as impurezas azido?

As impurezas azido são substâncias que podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e que tem potencial mutagênico. Impurezas mutagênicas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula.

Para saber se seu medicamento está entre os lotes interditados, confira a tabela abaixo:

Crédito: Divulgação/Anvisa

Já para saber se sua losartana está entre os que devem ser recolhidos do mercado, você pode conferir o fabricante e o número do lote do seu medicamento nesta lista disponibilizada pela Anvisa. A relação é extensa e inclui remédios dos laboratórios Aché, Biolab Sanus, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto e Prati, Donaduzzi & Cia.

Orientações da Anvisa para usuários do medicamento:

  • Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico. Qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica.
  • Há no mercado outros lotes de losartanas que podem substituir os medicamentos recolhidos ou interditados.
  • Somente troque de medicamento quando já tiver o novo lote em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir maiores malefícios, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e  piora da insuficiência cardíaca.
  • Para solicitar a troca do medicamento recolhido ou interditado, entre com contato com o SAC da empresa responsável.
  • Não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação, porque não existem dados que indiquem um aumento dos eventos adversos.
  • Os medicamentos contendo “sartanas” são seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto.
  • Os registros desses medicamentos continuam válidos no Brasil e em vários outros países