Durante uma entrevista nesta sexta-feira, 30 de agosto, em João Pessoa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que irá nomear a professora Terezinha Domiciano Dantas Martins como a nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lula reafirmou seu compromisso de respeitar a escolha do mais votado na lista tríplice para reitor, destacando a importância de honrar a decisão democrática da comunidade universitária.
Terezinha Domiciano e sua vice, Mônica Nóbrega, foram eleitas pela comunidade acadêmica com 67,95% dos votos na consulta pública realizada no dia 25 de abril de 2024. A chapa liderada por Terezinha superou outras duas candidaturas: a chapa “Conecta UFPB”, dos professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, que obteve 25,37% dos votos; e a chapa “Avança, UFPB!”, liderada pelo atual reitor Valdiney Veloso Gouveia e Rita de Cássia Pereira, que ficou em terceiro lugar com 6,67%.
A lista tríplice foi encaminhada ao presidente Lula após ser aprovada pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) da UFPB, onde a chapa de Terezinha e Mônica recebeu 75 votos, correspondendo a 76,53% do total de votos do conselho.
Lula reforçou que sua administração busca sempre respeitar o resultado das eleições internas das universidades, comprometendo-se a indicar Terezinha Domiciano para o cargo de reitora. Essa decisão contrasta com a gestão anterior, quando a chapa liderada por Terezinha venceu em 2020, mas o então presidente Jair Bolsonaro optou por nomear o terceiro colocado na lista.