João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Lula anuncia saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo
17/12/2025 / 16:34
Compartilhe:
Celso Sabino e o presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo ao final da reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (17). A decisão ocorreu após o partido União Brasil solicitar a devolução do cargo que ocupava no governo.

O União Brasil pediu o cargo depois de expulsar Celso Sabino do partido, acusando-o de infidelidade partidária. A expulsão aconteceu porque dirigentes da legenda entenderam que Sabino desrespeitou a ordem da cúpula do partido ao permanecer no ministério contra a vontade da legenda.

Segundo auxiliares do presidente Lula, o pedido do União Brasil para reassumir a vaga no Ministério do Turismo foi negociado com a ala política do Planalto, resultando na saída do ministro. O anúncio oficial da mudança foi feito após o término da reunião com os ministros na Granja do Torto.

Próximos passos de Celso Sabino

Após deixar o cargo, Celso Sabino deve se dedicar à candidatura ao Senado nas eleições do ano que vem. A movimentação do União Brasil e do governo mostra um rearranjo político na base aliada e no Ministério do Turismo.

O presidente Lula também aproveitou a reunião ministerial para cobrar dos ministros a divulgação dos resultados do governo, ressaltando que “tenho a impressão que o povo não sabe” sobre as ações do Executivo.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp