
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo ao final da reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (17). A decisão ocorreu após o partido União Brasil solicitar a devolução do cargo que ocupava no governo.
O União Brasil pediu o cargo depois de expulsar Celso Sabino do partido, acusando-o de infidelidade partidária. A expulsão aconteceu porque dirigentes da legenda entenderam que Sabino desrespeitou a ordem da cúpula do partido ao permanecer no ministério contra a vontade da legenda.
Segundo auxiliares do presidente Lula, o pedido do União Brasil para reassumir a vaga no Ministério do Turismo foi negociado com a ala política do Planalto, resultando na saída do ministro. O anúncio oficial da mudança foi feito após o término da reunião com os ministros na Granja do Torto.
Após deixar o cargo, Celso Sabino deve se dedicar à candidatura ao Senado nas eleições do ano que vem. A movimentação do União Brasil e do governo mostra um rearranjo político na base aliada e no Ministério do Turismo.
O presidente Lula também aproveitou a reunião ministerial para cobrar dos ministros a divulgação dos resultados do governo, ressaltando que “tenho a impressão que o povo não sabe” sobre as ações do Executivo.