O governo Lula intensificou nesta semana a aposta em uma narrativa centrada no embate entre ricos e pobres. A estratégia, que vem sendo chamada nos bastidores de retorno às raízes políticas do PT, já ocupa redes sociais de aliados, falas do presidente e canais oficiais da Presidência da República.
Segundo apuração da CNN, o Palácio do Planalto estuda substituir o atual slogan do governo, “União e Reconstrução”, por “Justiça Social” em campanhas institucionais. A mudança reflete a nova prioridade: recuperar a popularidade com foco na defesa da isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e na taxação dos super-ricos.
A nova diretriz também foi tema de reunião virtual entre a cúpula petista e influenciadores de esquerda. A ordem é usar linguagem simples para explicar os projetos do governo e fortalecer o termo “justiça social” nas redes e nas ruas.
Nos últimos dias, Lula foi fotografado segurando uma placa com a frase “taxação dos super-ricos”, em visita à Bahia. Já o MTST levou a mesma pauta às ruas, ao ocupar a sede do Itaú BBA, na Faria Lima, em São Paulo.
A esquerda organiza uma nova manifestação para o próximo dia 10 de julho, com foco na pressão por avanço da reforma tributária no Congresso.