O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quarta-feira (9), que deseja o protagonismo do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em um eventual governo petista.
“Nós vamos voltar e vamos mudar esse país e vocês não serão apenas coadjuvantes. Vocês serão o ‘sujeito’ da história, porque vão ter que ajudar a construir programas, vão ter que ajudar a conquistar e vão ter que ajudar a governar. Esse é o nosso lema”, afirmou Lula em vídeo direcionado ao MTST.
A declaração ocorreu após uma reunião com o coordenador do MTST, Guilherme Boulos (PSOL).
Segundo Lula, foram discutidas a situação habitacional no Brasil, em que reconheceu a luta do movimento para a construção de casas e apartamentos maiores que as feitas tradicionalmente pelo governo.
“Também conversei com o companheiro Boulos sobre a situação que a gente está passando agora. Ou seja, muitos projetos de casas foram abandonados. O projeto Minha Casa Minha Vida parou. É aquele trabalho que vocês fazem, e em muitos lugares foi abandonado, não tem mais dinheiro, não tem mais ninguém que cuida disso”, continuou.
Lula proclamou ao MTST, que “vamos brigar para voltar a governar esse país”, destacando áreas prioritárias como o direito e salário dos trabalhadores, a educação, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
“Nós temos muitas coisas para reconquistas que a extrema-direita nos tirou. Mas uma coisa que tenho certeza que vamos reconquistar é o direito à moradia outra vez.”
Pelas redes sociais, o MTST disse que a fala de Lula reafirma seu compromisso com a política habitacional no país. “É urgente a retomada de programas sociais que realmente atendam a população mais pobre.”
CNN