O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (15) que os brasileiros precisam aprender “educação refinada” para viver de forma democrática. Ele também disse que o Brasil, antes alegre e querido, foi tomado pelo ódio.
A declaração foi feita durante uma cerimônia na sede da empresa automotiva japonesa Nissan, em Resende, no Rio de Janeiro.
“Este país é para seguir o exemplo dos trabalhadores da Nissan. Ser respeitoso. Não é mérito. É obrigação nossa respeitar o próximo, tratar com carinho o próximo, estender a mão para quem necessita. É isso que eu vi que vocês aprenderam aqui na Nissan. É educação.”, disse Lula
“Eu fui ao Japão agora, dei até um abraço no primeiro imperador. Disseram que não podia tocar no imperador, eu dei logo um abraço nele, que é para ele saber como brasileiro age. Então é o seguinte, uma educação um pouco refinada que nós precisamos aprender, para a gente poder viver democraticamente de forma civilizada. Não é possível que esse país, que era o país mais mais querido do mundo, esse país era o país mais alegre do mundo, de repente foi tomado pelo ódio”, completou Lula.
O evento marcou o início da produção do Novo Nissan Kicks no Brasil, como parte do investimento de 2,8 bilhões de reais da marca.
Com informações da coluna Robson Bonin, da VEJA.