O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (12), que vai explicar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “como foi feita a tentativa de golpe” de 8 de janeiro de 2023.
“Um golpe que envolveu muita coisa. Aliás, vou mandar informar o presidente Trump dessa tentativa de golpe. É preciso que o Trump saiba o que estava sendo feito aqui no Brasil”, disse Lula à rádio BandNews FM.
Lula também declarou que Trump “precisa de uma assessoria que mostre conhecimento do Brasil” e que ela não seja composta por membros como os filhos de Bolsonaro.
“Acho que o presidente Trump precisa uma assessoria que mostra um pouco de conhecimento do Brasil. Se montar uma assessoria com o filho do Bolsonaro, com pessoas ligadas a Bolsonaro, vai ter sempre informações deformadas e erradas”, disse Lula.
No final de julho, a Casa Branca oficializou a taxação sobre produtos importados do Brasil e citou no decreto o ex-presidente Jair Bolsonaro.
No documento, o governo americano justifica a medida citando “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília.
Com informações da CNN Brasil