O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (6/10) de uma videoconferência com o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O encontro teve início por volta das 10h no Palácio da Alvorada, com a presença dos ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento Industrial), Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
Segundo Haddad, a conversa foi “positiva”, mas os detalhes só serão divulgados em nota oficial. O principal tema debatido foi a tarifa de 50% aplicada pelo governo americano a produtos brasileiros, anunciada em julho.
A reunião marca o primeiro contato formal entre Lula e Trump desde a escalada de tensões provocada pelas sanções comerciais dos EUA e pelas medidas da Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Trump havia elogiado Lula no mês passado durante a Assembleia Geral da ONU, destacando a “excelente química” entre os dois líderes, o que abriu espaço para o encontro virtual.
O governo brasileiro também pretende discutir minerais de terras raras, com a perspectiva de atrair investimentos para exploração e industrialização no país. Lula reforçou que as negociações devem garantir que o processamento dos minérios ocorra no Brasil, e não apenas a exportação.
O diálogo entre os dois países é visto como uma oportunidade de destravar negociações comerciais e reduzir tensões. Nos últimos meses, as sanções americanas foram motivadas, em parte, por decisões do STF envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado ideológico de Trump, que foi condenado pelo Supremo a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.