Apesar de enfrentar o maior índice de desaprovação de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 em todos os cenários simulados pela pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (10).
O levantamento aponta que 49,8% dos entrevistados desaprovam o governo Lula, um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em novembro. Esse índice é o mais alto registrado desde o início de seu atual mandato.
A aprovação do governo permanece estável, com 47,8%, enquanto 2,4% dos entrevistados não souberam opinar. A avaliação do governo como “ruim ou péssimo” também subiu, indo de 43,1% para 44,6%.
Mesmo diante do crescimento da desaprovação, Lula lidera as intenções de voto nos dois cenários de primeiro turno testados pelo AtlasIntel, superando adversários como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Eduardo Bolsonaro (PL).
Cenário 1 do primeiro turno
Cenário 2 do primeiro turno
Nos cenários de segundo turno, Lula vence todos os adversários testados, incluindo Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível no momento. Contra Tarcísio de Freitas, o placar seria de 49% a 39%, enquanto contra Eduardo Bolsonaro, Lula teria 50% contra 39%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, com 2.873 entrevistas coletadas pela internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.