O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo brasileiro não vai escolher entre China e Estados Unidos em meio à guerra comercial. A declaração foi feita durante uma entrevista ao Portal UOL.
“O presidente Lula não vai fazer essa escolha (…). Nós precisamos repensar o nosso desenvolvimento, nós não podemos ser tão dependentes de uma relação bilateral”, disse.
Haddad também afirmou que o presidente Lula defende o multilateralismo.
“Lula acredita no multilateralismo mesmo. Ele pensa que o Brasil, pela sua dimensão, nem pode pensar em outra política que não seja multilateral.”
Na semana passada, Haddad foi aos EUA divulgar o Plano Nacional de Data Centers e aproveitou a viagem para se reunir com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para falar de tarifas.
Já Lula está na China para tratar de parcerias e investimentos.