João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.11ºC
IBOVESPA 134960.19
Euro 6.1037
Dólar 5.483
Peso 0.0057
Yuan 0.773
Lula pede minuto de silêncio por acidente aéreo no interior de São Paulo; queda mata 62
09/08/2024 / 16:36 / Matheus Melo, F5 Online
Compartilhe:
Lula pede um minuto de silêncio por vítimas da queda de avião em Vinhedo (SP) – Reprodução/X

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu nesta sexta-feira (9/8/24) 1 minuto de silêncio em respeito às vítimas do avião que caiu no início da tarde de hoje em Vinhedo, São Paulo.

Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Eu queria que todos se colocassem de pé, para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião, na cidade de Vinhedo em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes e parece que todos morreram. Eu queria pedir um minuto de silêncio pras vítimas”, disse o presidente durante evento em Santa Catarina.

O vídeo foi publicado nas redes sociais de Lula. “Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas“, escreveu.

LEIA MAIS:

+++ URGENTE: Avião com 62 pessoas a bordo cai em São Paulo; prefeitura diz que não há sobreviventes

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Queda de avião em São Paulo mata mais de 60 pessoas

A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes do acidente envolvendo um avião bimotor com 58 passageiros e quatro tripulantes – 62 pessoas a bordo – que caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta (9/8).

Inicialmente foi divulgado que o voo 2283 tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, mas a Voepass Linhas Aéreas corrigiu a informação dizendo que seriam 57 passageiros e 4 tripulantes (61 pessoas). Depois atualizou o número total para 62 novamente. O voo tinha, então, 58 passageiros e 4 tripulantes.

O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local. Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, estão sendo mobilizados. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência in loco.

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos”, informou o governo de São Paulo.

O secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, afirmou que a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido. À EPTV, a Polícia Militar relatou que recebeu um chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes“.

A Polícia Federal afirma estar investigando o acidente. “Policiais federais já estão no local do acidente e a instituição compõe gabinete de crise montado no Aeroporto de Guarulhos/SP. “Serão enviados ao local especialistas em acidentes aeronáuticos, identificação de vítimas de desastres, entre outros, para auxiliar nas apurações“, pontuou em nota.

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).

Ainda não se sabe a causa da queda. Uma perícia já está no local.

Nota FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

Nota companhia aérea

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.

Nota aeroporto de Cascavel

A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.

Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).