João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.34ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.8516
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7488
Mais 28 pesquisadores deixam cargos na Capes e total de renúncias chega a 80
02/12/2021 / 06:30
Compartilhe:

Mais 28 pesquisadores pediram renúncia, nesta quarta-feira (1), de suas funções na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Dessa vez, foram os cientistas da área de Química que pediram desligamento das atividades no processo de avaliação de cursos de pós-graduação. Somadas às renúncias registradas no início da semana, o total chega a 80.

Os cientistas da Química apontam falta de diálogo com a presidência da Capes e pouco compromisso desta com a principal avaliação conduzida pela instituição: a avaliação quadrienal, que periodicamente confere a qualidade dos cursos de pós no país. Também reclamam que o processo para a abertura de novos cursos de pós-graduação tenha caminhado antes que a avaliação dos cursos já existentes possa ser retomada.

O pedido de renúncia desta quarta foi feito por três coordenadores e 25 consultores ligados à área de Química. Segundo o grupo, a pós-graduação sempre foi tratada como uma “política de estado e não de governo”, mas isso mudou na atual gestão.

“Entendemos que a inexistência de uma política nacional de pós-graduação formalizada torna todo o sistema frágil, no sentido de que diagnósticos, metas e desafios estratégicos não estão disponíveis para toda a comunidade. Também não se pode mais falar em um verdadeiro diálogo”, escreveram os cientistas em carta de renúncia.