Em 2023, cerca de 12% da população brasileira com idade a partir de 10 anos não usava internet — o equivalente a 22,4 milhões de pessoas. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (15) mostram que 75,5% dessas pessoas eram sem instrução ou com ensino fundamental incompleto e mais de metade do grupo é composto por idosos de 60 ano de idade ou mais.
A pesquisa aponta que não saber usar a tecnologia é principal razão para não acessar a rede, motivo de 46% dos não adeptos à internet, isto é, cerca de 10,3 milhões. Em segundo lugar, está a falta de necessidade para o uso, com quase 26%. Preço do serviço (15%) e preocupação com privacidade ou segurança (3,3%) também foram motivos apontados pelos entrevistados, que relataram sobre o uso da tecnologia nos últimos três meses.
O percentual de usuários da internet vem crescendo desde 2016, ano inicial da série, quando apenas 66,1% da população havia utilizado a internet. O número cresceu ano a ano e alcançou 88,0%, em 2023, com 164,5 milhões. A maior expansão no uso da internet aconteceu na região Norte do Brasil, que saltou de 82,4% para 85,3%.
Ainda que os idosos sejam o grupo populacional que menos acessa a internet, Gustavo Geaquinto Fontes, analista da pesquisa do IBGE, afirma que o crescimento da proporção de idosos adaptados a tecnologia é expressivo. “A internet tem sido cada vez mais importante no cotidiano da sociedade. E essa população pode estar em parte sendo estimulada a rede por necessidade”, disse à CNN.
F5online com CNN Brasil