João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.33ºC
IBOVESPA 127116.56
Euro 6.1072
Dólar 5.7429
Peso 0.0058
Yuan 0.7969
Mais de 200 ipês coloridos: Polo Turístico Cabo Branco terá grande avenida de passeio arborizada
03/11/2022 / 19:46
Compartilhe:

Com expectativa de conclusão em 2025, o Polo Turístico Cabo Branco terá, além dos equipamentos hoteleiros já anunciados, mais uma série de projetos que irão incrementar todo o complexo. Um deles é o Boulevard Ipês, uma via pública de passeio onde serão plantadas centenas de árvores de ipês amarelos, roxos e brancos.

Através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Governo do Estado lançou edital para a construção do Boulevard. O espaço, aberto ao público, terá 700 metros de comprimento e 33 metros de largura, partindo da frente do Centro de Convenções até a falésia, em direção ao mar.

“A gente fez um projeto de urbanização muito interessante, que será chamado de Boulevard dos Ipês, com todo um projeto de paisagismo, com a temática dessa árvore já tradicional no centro da cidade. Vai ficar uma avenida com mais de 200 ipês. Será uma atração turística por si só, esse processo de floração dos ipês ao longo de toda a avenida”, disse Rômulo Polari Filho, presidente da Cinep.

Boulevard Ipês – Imagens: Cinep

Espaço para esportes, lazer e preservação ambiental

Na região onde será instalado o Polo Cabo Branco, foi identificado que há uma grande circulação de ciclistas diariamente. Para contemplá-los, assim como aos corredores e praticantes de caminhada, haverá um ponto de apoio a esses esportistas. Também está prevista a construção de um playground para crianças.

“Esse é um projeto que vai contemplar todo esse tipo de movimentação, e que trouxe, além dos ipês, uma identidade muito forte, com o mobiliário urbano muito moderno, todo sustentável, iluminação com energia solar. Não haverá postes com fiação, que será instalada no subterrâneo, priorizando o pedestre e o ciclista. O veículo terá um papel totalmente coadjuvante”, disse Polari.

O presidente da Cinep explicou, ainda, que o Polo Turístico como um todo deverá integrar a área de preservação ambiental, com a Rota das Trilhas. “A gente começou a contratar os projetos executivos de urbanização do Polo. Esse projeto tem um investimento de R$ 2 milhões (masterplan) e que está tratando toda aquela área de 600 hectares, que é a poligonal técnica do Polo, que integra a Rota das Trilhas, os lotes dos hotéis, do parque aquático, da área comercial e o sistema viário como um todo”, disse. 

Boulevard Ipês – Imagens: Cinep

Homenagem a Ariano Suassuna

O projeto do Boulevard do Polo Turístico Cabo Branco se apresenta como um elemento de ligação entre o Centro de João Pessoa e o litoral; entre a história, a cultura e o turismo. Nesse sentido, foi buscada a inspiração na obra de um paraibano ilustre, o escritor Ariano Suassuna. 

Remetendo ao movimento armorial, o Boulevard trará, na sua arquitetura e estética, referências do alfabeto sertanejo e das iluminogravuras do escritor. A proposta é unir o erudito ao popular em todas as suas construções.

De acordo com o projeto, a estética armorial estará simbolizada por meio das cores e formas predominantes do movimento criado por Ariano Suassuna. Uma grande escultura na entrada homenageará uma das obras de Ariano, A Pedra do Reino. 

Divulgação do turismo na Paraíba

O Espaço Paraíba será mais uma área dentro do Polo Turístico Cabo Branco. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado e representantes dos 12 fóruns de turismo das regiões do interior para a divulgação de atrativos em diferentes cidades paraibanas.

“Com a vinda de milhares de turistas, nós precisamos captá-los para que conheçam outros roteiros pelo estado. Então, a partir do hub que será transformado o Polo, a gente vai criar esse espaço – iremos anunciar esse projeto lá na frente, junto com o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Iremos dialogar com os 12 fóruns para saber o que eles pretendem expor naquele local, para apresentar a Paraíba com as suas comunidades tradicionais, os indígenas, o Vale dos Dinossauros, Campina Grande envolvendo toda a festa do São João”, disse Rômulo Polari Filho.

O Polo Turístico Cabo Branco

Desenvolvido pelo Governo da Paraíba, o Polo Turístico Cabo Branco é um projeto que destinará, ao todo, 35 lotes para o desenvolvimento de um complexo turístico planejado.

Para isso, o poder executivo estadual está concedendo incentivos relacionados à aquisição dos imóveis, e também incentivos fiscais para aquisições de equipamentos necessários para a implantação dos empreendimentos.

O espaço reservado ao Polo está localizado em uma área de 654 hectares em João Pessoa, dentro da área urbana e próximo a diversos pontos turísticos e a uma área de preservação ambiental, entre o mar e a Mata Atlântica. O complexo contará com resorts, parque aquático e equipamentos de comércio e serviços.

No local também serão instalados os batalhões da polícia ambiental e turística e uma unidade de conservação do parque. O projeto já conta com o Centro de Convenções, um equipamento com mais de 48 mil m² de área construída e capacidade para receber 20 mil pessoas, simultaneamente, em seus quatro prédios principais.

Em outubro de 2020, o Governo da Paraíba assinou os contratos para a instalação dos três primeiros empreendimentos: Surf World Park, Ocean Palace Eco Beach Resort e Amado Bio & SPA Hotel.

Veja o vídeo de apresentação do projeto: